metropoles.com

5 proteínas excelentes para ganhar massa muscular e derreter gordura

O consumo de proteínas magras é uma das estratégias mais importantes para um processo que envolva emagrecimento e ganho de músculos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Torrada com patê de atum
1 de 1 Torrada com patê de atum - Foto: Getty Images

O ganho de massa muscular também pode estar associado ao emagrecimento. E, nesse contexto, os alimentos proteicos desempenham papel central.

A nutricionista Maira Valim, que atende no Paraná, explica que as proteínas são essenciais para o funcionamento saudável do organismo, incluindo o ganho de massa muscular.

“Elas estão envolvidas no reparo e na manutenção de tecidos, na síntese de colágeno e na oxigenação dos órgãos”, destacou Maira Valim, em entrevista anterior do Metrópoles.

O macronutriente também auxilia na produção de enzimas que desencadeiam reações químicas necessárias ao funcionamento do corpo, como a digestão e o metabolismo. “Se o seu metabolismo estiver acelerado, a perda de peso será mais fácil”, aponta Maira.

Mudança de composição corporal

A estratégia que promove o ganho de massa magra e a eliminação de gordura é conhecida como mudança na composição corporal. Ela não ocorre de uma hora para outra e exige ajustes finos na alimentação e treino para que se concretize.

“Para conseguir uma mudança de composição corporal, sempre está em questão diminuir a ingestão de carboidratos e gorduras e aumentar a de proteínas, mas a dieta que funciona para cada paciente depende de uma orientação profissional mais específica”, apontou a nutricionista Sabrina Theil, do Rio de Janeiro.

Confira alimentos proteicos que são úteis tanto para o emagrecimento como para o ganho de massa magra:

1. Atum
O atum é uma excelente fonte de proteínas. Em média 100 gramas de atum fresco contém cerca de 26 gramas de proteínas. Além disso, se o peixe estiver conservado em água, ele tem poucas calorias e é uma boa opção para dietas de emagrecimento.

2. Carne de soja
A carne de soja possui um alto teor de proteínas e é uma ótima fonte de aminoácidos essenciais. Seu valor proteico varia entre as marcas, mas em média, 100 gramas de carne de soja contém cerca de 17 gramas de proteínas.

3. Lentilha
A lentilha é uma leguminosa fácil de encaixar na alimentação e possui um bom valor proteico. Em média, 100 gramas de lentilha cozida contém cerca de 9 gramas de proteínas. Além disso, ela contém bastante fibra, o que auxilia na saciedade e facilita o emagrecimento.

4. Peito de peru
O peito de peru é uma excelente alternativa para quem deseja emagrecer e ganhar massa magra. O alimento é baixo em gorduras saturadas e contém vitaminas do complexo B. O valor protéico dele pode variar, mas em média, 100g de peito de peru contém cerca de 22g de proteínas. É interessante conferir o rótulo para conferir a quantidade de sódio: quanto menos, melhor.

5. Grão de bico
O grão de bico é um alimento rico em fibras e proteínas. Ele colabora na digestão e ajuda a manter a sensação de saciedade por isso é indicado para pessoas que estão de dieta. Cem gramas de grão de bico contém 6 gramas de proteína.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?