Está de dieta? Veja 5 alimentos ricos em proteínas e pouco calóricos
As proteínas auxiliam na perda de peso, pois promovem saciedade. No entanto, para emagrecer, é necessário escolher as menos calóricas
atualizado
Compartilhar notícia
Os alimentos proteicos auxiliam as pessoas a atingir o emagrecimento saudável. Eles são termogênicos, ou seja, promovem maior gasto calórico que aos carboidratos e as gorduras durante a digestão.
Segundo o nutricionista esportivo Diogo Cirico, da Growth Supplements, as proteínas também promovem a saciedade e, portanto, permitem melhor adesão à dieta, evitando que a pessoa belisque entre uma refeição e outra.
“Elas também ajudam na manutenção da massa magra, evitando o catabolismo, quando o corpo quebra tecidos para obter energia”, destaca Cirico. Durante dietas, é interessante escolher alimentos protéicos que são menos calóricos como, por exemplo, o queijo cottage.
O nutricionista aponta 5 alimentos proteicos que ele considera ideais para dietas de emagrecimento:
1. Queijo Cottage
“O cottage é um dos queijos mais magros, com menor teor de gordura, o que faz dele uma fonte de proteínas pouco calórica. Uma porção de 100 gramas possui aproximadamente 100 calorias, sendo somente quatro gramas de gordura”, aponta o nutricionista.
2. Peixe branco
Os peixes brancos possuem várias propriedades. Uma delas é o alto valor de proteínas e o baixo índice calórico. Em 100 gramas de merluza há apenas 120 calorias e 24 gramas de proteínas.
3. Moela de frango
Quando se fala em proteína, a primeira opção que muitos pensam é o peito de frango. Entretanto, há outro corte que proporciona muitos nutrientes e poucas calorias – a moela. São 52 calorias e 11 gramas de proteínas em uma quantidade de 100 g do alimento.
4. Patinho bovino
Embora exista a ideia de que a carne bovina seja gordurosa, há um corte no boi que pode ser proveitoso para o emagrecimento. O patinho bovino proporcionar 22 gramas de proteínas e apenas 133 calorias em uma quantidade de 100 gramas de carne.
5. Clara do ovo
“O ovo é uma fonte clássica de proteínas, mas muitos acusam o alimento de ser muito gorduroso. No entanto, é possível eliminar a parte mais calórica e aproveitar apenas as proteínas ao comer apenas a clara”, afirma Diogo.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!