Compartilhar notícia
As proteínas são essenciais para uma alimentação equilibrada, e viraram o foco de pessoas que estão buscando maior resultado esportivo. Entretanto, é possível exagerar e comer proteínas em excesso a ponto de prejudicar a saúde?
“Na verdade, não existe quantidade ideal desse macronutriente. Se a pessoa não pode se exercitar, a recomendação cai. Agora, entre os que visam o emagrecimento e fazem exercício físico, nós podemos usar de 1,8 a 3g por quilo como uma aproximação do ideal”, afirma o nutricionista esportivo Henrique Spessotto.
Para se ter uma ideia desta proporção, uma porção de 100 gramas de lentilha cozida contém cerca de 9 gramas de proteínas. A recomendação é de que em todas as refeições contenham alguma porção de proteína, inclusive para contribuir com a sensação de saciedade.
Consequências do excesso de proteínas
Consumir o nutriente muito acima da quantidade recomendada ocasiona problemas renais e pode comprometer pessoas atingidas já por doenças nos rins. “Algumas pessoas que querem emagrecer cortam o carboidrato e começam a comer muita proteína – isso pode sobrecarregar o rim, então tudo é questão de equilíbrio”, diz o nutricionista.
Leia a matéria completa no Sport Life, parceiro do Metrópoles.