metropoles.com

Pronto-socorro, UPA ou UBS? Saiba onde procurar atendimento médico

Cada instituição de saúde oferece um tipo de atendimento médico. Saiba qual serviço procurar quando necessário

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Pronto-socorro do Hospital de Base do DF
1 de 1 Pronto-socorro do Hospital de Base do DF - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Seja por conta de dores no peito, intoxicação alimentar, febre ou uma fratura – em algum momento você vai precisar procurar um atendimento médico. Mas a qual serviço recorrer? Segundo o Ministério da Saúde, 85% dos problemas de saúde podem se resolvem sem a necessidade de ir a um serviço de emergência ou pronto-socorro. Ainda assim, a maior parte da população ainda recorre, primeiro, à emergência hospitalar.

O resultado são longas filas para exames, concentração de pacientes e sobrecarga da equipe de atendimento médico. Todos esses fatores atrapalham grande parte das instituições de saúde. Apesar da busca pelo atendimento ser complexa e diversificada, a pandemia trouxe importantes aprendizados sobre o funcionamento desse tipo de serviço.

Mesmo assim, algumas incertezas permanecem a respeito das diferenças nos suportes oferecidos por Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Pronto Atendimento (UPA) ou hospitais.

Pensando nisso, explicamos qual a finalidade de cada tipo de serviço médico e suas principais diferenças. Confira:

UBS

Dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), a porta de entrada é a Unidade Básica de Saúde (UBS), também conhecida como posto ou centro de saúde. São estabelecimentos que dão acesso a atendimentos de rotina, consultas, tratamentos, medicamentos gratuitos, vacinas e acompanhamento médico. Também é o caminho indicado para casos leves e moderados, como sintomas de gripe, tontura, dor abdominal, mal-estar, diarreia, vômito e conjuntivite, além de tratamento e acompanhamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

A UBS conta com médicos de família que têm uma formação ampla e integrada. Portanto, eles estão preparados para fazer o atendimento médico de pacientes de todas as idades.

“O principal objetivo dessas unidades é oferecer atendimento para os problemas de saúde da população quando não houver a necessidade de encaminhamento para outros serviços, como emergências e hospitais”, explica o cardiologista Rômulo de Almeida Torres, dos hospitais Universitário Cajuru e Marcelino Champagnat, em Curitiba.

UPA

Com o foco na atenção às urgências e emergências, as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) têm funcionamento 24 horas por dia e todos os dias da semana. O atendimento é realizado pelo pronto-socorro, onde há uma equipe médica que investiga e trata doenças como hipertensão, febre alta, fraturas, cortes, infartos e derrames. Com mais recursos do que um posto de saúde, a unidade atende pacientes de média complexidade, um meio-termo entre centro de saúde e hospitais.

Confira o restante da reportagem no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?