Alimento probiótico melhora a imunidade e a saúde mental. Conheça
Conhecido como “ouro branco”, o chucrute é uma rica fonte de probióticos que auxiliam na saúde do corpo e da mente
atualizado
Compartilhar notícia
O repolho é uma excelente fonte de vitaminas, fibras e antioxidantes. A hortaliça é versátil — está presente em diferentes receitas — e pode oferecer ainda mais benefícios ao corpo e à mente quando servida na forma de chucrute.
Original da China, o chucrute tornou-se especialmente popular na Alemanha, chegando ao Brasil por meio dos imigrantes. O prato é feito através da fermentação natural das folhas do repolho, cortadas em fatias finas.
O processo de fermentação ocorre quando as bactérias e as leveduras presentes no repolho entram em contato com os açúcares liberados pelo legume. Este processo produz ácido lático, levando ao crescimento e desenvolvimento de probióticos.
Essas bactérias do bem, os probióticos, são microrganismos vivos que auxiliam no equilíbrio da flora intestinal. Além do chucrute, elas estão presentes nos leites fermentados, iogurtes, coalhadas, queijos e sobremesas lácteas, kefir e kombucha, por exemplo.
Benefícios do chucrute
Melhora a imunidade
O consumo do chucrute pode ter vários benefícios para a saúde, incluindo a melhora da digestão e a absorção de nutrientes e o fortalecimento da imunidade.
Saúde gastrointestinal
A ingestão da conserva também ajuda a aumentar a absorção de nutrientes importantes, como a vitamina B, o cálcio e o ferro, e ajuda a melhorar a digestão dos alimentos, a combater a acidez no estômago e a regular o trânsito intestinal.
Ao manter o intestino saudável, os probióticos também atuam prevenindo intoxicações alimentares.
O alimento também é rico em vitamina C e ferro, dois nutrientes que contribuem para o bom funcionamento do sistema imune saudável.
Saúde mental
O chucrute é rico em vitamina K2. De acordo com a nutricionista Beatriz Fausto, que atende em Brasília, esse benefício se reflete no eixo intestino-cérebro, que é uma via de comunicação bidirecional entre o cérebro e o intestino.
“O chucrute é considerado um alimento psicobiótico, pois contribui para a saúde mental ao melhorar a microbiota intestinal”, explica.
Um estudo publicado na revista Nature, em 2022, mostrou que as pessoas que consumiam uma dieta rica em prebióticos e alimentos fermentados, dentre eles o chucrute, tinham uma leve mudança na composição da microbiota e uma diminuição do estresse.
Emagrecimento
Por ser rico em fibras, o chucrute aumenta a sensação de saciedade, fazendo com que a pessoa demore mais a sentir fome novamente. O alimento também é pobre em calorias, o que o torna perfeito para dietas de emagrecimento.
Prevenção ao câncer
De acordo com o oncologista Leandro Ramos, do Grupo Orizonti, de Belo Horizonte, os probióticos realmente colaboram para a proteção do sistema digestivo e podem ajudar a prevenir algumas manifestações de câncer. O poder está na capacidade de eles reduzirem as inflamações no organismo.
“Evitar inflamações é fundamental para prevenir tumores no intestino. As inflamações crônicas e repetidas lesionam os tecidos dos órgãos e podem levar ao câncer. Os probióticos são importantes para equilibrar a flora intestinal”, disse Ramos, em entrevista anterior ao Metrópoles.
Contraindicação
Pessoas com intolerância à histamina devem consumir o alimento com parcimônia.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!