metropoles.com

Prisão de ventre? Veja 5 hábitos para o intestino funcionar melhor

Nutricionista destaca dicas que vão além de beber água para estimular o funcionamento adequado do intestino e evitar a prisão de ventre

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
skaman306/ Getty Images
Homem correndo em uma rua vazia. Ele usa roupa de corrida preta - Metrópoles
1 de 1 Homem correndo em uma rua vazia. Ele usa roupa de corrida preta - Metrópoles - Foto: skaman306/ Getty Images

Segundo a Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP), cerca de 30% da população sofre com prisão de ventre, sendo que o problema é mais frequente entre as mulheres. A constipação intestinal pode acontecer por vários motivos, e é definida como a retenção de materiais que não deviam mais estar no organismo, como líquidos e toxinas.

Contudo, existem hábitos simples que podem estimular o funcionamento intestinal. Beber água, por exemplo, é essencial, já que o líquido lubrifica as articulações, os tecidos do corpo e facilita o movimento das fezes pelo trato digestivo, o que evita a necessidade de esforço excessivo para evacuar.

O nutricionista Antônio Vígolo, da clínica Tivolly, de Brasília, explica que estar constipado pode impactar até o humor das pessoas. “Ficamos estressados quando nosso intestino está preso porque ele é considerado o ‘segundo cérebro’. Se o órgão não funciona de maneira adequada, há uma confusão no restante do organismo”, afirma.

Ele destaca dicas do que fazer para estimular o funcionamento do intestino além do consumo de água. Confira:

1. Se exercite

Uma das formas de evitar a constipação e estimular o funcionamento do intestino é por meio de exercícios físicos. A movimentação corporal pode desencadear alterações hormonais no trato digestivo, o que facilita o trânsito intestinal.

2. Consuma alimentos fibrosos

Adicionar fibras, probióticos e gorduras saudáveis à sua dieta pode ajudá-lo a evacuar com mais facilidade. “Alimentos como sementes de chia, ameixa e linhaça absorvem a água no intestino e provocam fermentação. Ela vai desencadear a produção de bactérias benéficas, aquelas que já estão no intestino e estimulam seu funcionamento”, afirma o nutricionista.

3. Beba café

Além de manter o indivíduo acordado, o café possui propriedades laxantes e pode estimular os movimentos peristálticos, que são as contrações e relaxamentos dos músculos que condicionam tanto a digestão quanto a eliminação das fezes.

4. Faça massagens abdominais

Massagear o abdômen pode ajudar a combater a constipação porque estimula os movimentos peristálticos, que por sua vez ajudam a passagem das fezes do intestino grosso até o cólon. A massagem abdominal é uma técnica simples, que não exige força excessiva.

5. Use um banquinho de cócoras

Existe um pequeno degrau, ou um banquinho para apoiar os pés, que ajusta a postura para que o indivíduo fique de cócoras quando estiver sentado no vaso sanitário. “Há um músculo que usamos para defecar, chamado puborretal. Quando estamos sentados, ele fica parcialmente relaxado, mas o afrouxamento ocorre mais facilmente, sem a necessidade de um grande esforço, de cócoras”, explica Vígolo.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?