Prisão de ventre? Veja 5 hábitos para o intestino funcionar melhor
Nutricionista destaca dicas que vão além de beber água para estimular o funcionamento adequado do intestino e evitar a prisão de ventre
atualizado
Compartilhar notícia
Segundo a Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP), cerca de 30% da população sofre com prisão de ventre, sendo que o problema é mais frequente entre as mulheres. A constipação intestinal pode acontecer por vários motivos, e é definida como a retenção de materiais que não deviam mais estar no organismo, como líquidos e toxinas.
Contudo, existem hábitos simples que podem estimular o funcionamento intestinal. Beber água, por exemplo, é essencial, já que o líquido lubrifica as articulações, os tecidos do corpo e facilita o movimento das fezes pelo trato digestivo, o que evita a necessidade de esforço excessivo para evacuar.
O nutricionista Antônio Vígolo, da clínica Tivolly, de Brasília, explica que estar constipado pode impactar até o humor das pessoas. “Ficamos estressados quando nosso intestino está preso porque ele é considerado o ‘segundo cérebro’. Se o órgão não funciona de maneira adequada, há uma confusão no restante do organismo”, afirma.
Ele destaca dicas do que fazer para estimular o funcionamento do intestino além do consumo de água. Confira:
1. Se exercite
Uma das formas de evitar a constipação e estimular o funcionamento do intestino é por meio de exercícios físicos. A movimentação corporal pode desencadear alterações hormonais no trato digestivo, o que facilita o trânsito intestinal.
2. Consuma alimentos fibrosos
Adicionar fibras, probióticos e gorduras saudáveis à sua dieta pode ajudá-lo a evacuar com mais facilidade. “Alimentos como sementes de chia, ameixa e linhaça absorvem a água no intestino e provocam fermentação. Ela vai desencadear a produção de bactérias benéficas, aquelas que já estão no intestino e estimulam seu funcionamento”, afirma o nutricionista.
3. Beba café
Além de manter o indivíduo acordado, o café possui propriedades laxantes e pode estimular os movimentos peristálticos, que são as contrações e relaxamentos dos músculos que condicionam tanto a digestão quanto a eliminação das fezes.
4. Faça massagens abdominais
Massagear o abdômen pode ajudar a combater a constipação porque estimula os movimentos peristálticos, que por sua vez ajudam a passagem das fezes do intestino grosso até o cólon. A massagem abdominal é uma técnica simples, que não exige força excessiva.
5. Use um banquinho de cócoras
Existe um pequeno degrau, ou um banquinho para apoiar os pés, que ajusta a postura para que o indivíduo fique de cócoras quando estiver sentado no vaso sanitário. “Há um músculo que usamos para defecar, chamado puborretal. Quando estamos sentados, ele fica parcialmente relaxado, mas o afrouxamento ocorre mais facilmente, sem a necessidade de um grande esforço, de cócoras”, explica Vígolo.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.