Compartilhar notícia
Não é novidade que a musculação para as mulheres, ou para qualquer tipo de pessoa, oferece inúmeros benefícios que vão além da estética e do ganho de força. Já se sabe, por exemplo, que a atividade é capaz de liberar aproximadamente 650 substâncias funcionais para o organismo.
“A musculação é uma atividade que proporciona inúmeros benefícios para o público feminino, desde o fortalecimento dos músculos até a prevenção de incontinência urinária, melhora da circulação sanguínea, ajuda na postura do dia a dia e na prevenção de problemas cardíacos, respiratórios e até mesmo a trombose, além, de, é claro, ajudar a melhorar a autoestima”, comenta a educadora física Michelly Marques.
Mas, em contrapartida, ainda existe quem acredita que a musculação para as mulheres, especificamente, pode causar prejuízos estéticos. Ou então, que a prática não é tão eficiente assim para o público feminino.
Para acabar com esse tipo de mito de uma vez por todas, a professora Michelly separou 10 benefícios da musculação para as mulheres. Confira:
1. Musculação previne trombose, problemas cardíacos e respiratórios
Praticar exercícios de panturrilha contribui para a prevenção contra a trombose venosa profunda, que acontece quando se forma um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias, obstruindo a passagem de sangue. “Além disso, a prática regular de exercícios ajuda a evitar doenças cardíacas, respiratórias e AVCs, pois eles fortalecem o músculo cardíaco, reduzem a pressão arterial e melhoram a circulação sanguínea”, explica Michelly.
2. Melhora do condicionamento cardiorrespiratório
“Ela [musculação] melhora a capacidade respiratória e física, especialmente para aquelas pessoas que ficaram acamadas por muito tempo, em decorrência de alguma doença”, afirma.
3. Ganho de massa muscular
Com o passar do tempo, o metabolismo diminui e, em pessoas sedentárias, isso pode levar à diminuição da massa muscular. “Sendo assim, a prática da musculação pode ser um grande aliado aumentando o número e o volume de fibras musculares no corpo da mulher, quando combinada com boa alimentação, treino resistido (com carga) e descanso”, comenta a professora.
4.Combate a osteoporose
A osteoporose é a doença caracterizada pela perda progressiva de massa óssea, tornando os ossos enfraquecidos e predispostos a fraturas. “Essa doença possui maior incidência entre as mulheres, o que torna ainda mais importante e necessária a prática da musculação, que ajuda os músculos a ficarem mais fortalecidos, protegendo os ossos de fraturas”, ressalta a especialista.
Leia a reportagem completa no SportLife, parceiro do Metrópoles.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.