Pretende aderir ao whey protein? Tire suas dúvidas sobre o suplemento
Nutricionista explica vantagens do suplemento feito a partir do soro do leite e explica como inseri-lo no planejamento alimentar
atualizado
Compartilhar notícia
Os suplementos são um ótimo combustível para quem está dentro de uma rotina de treinos. Um dos mais conhecidos é o whey protein, elaborado a partir da proteína do soro do leite. As proteínas sãos indispensáveis para o ganho de massa magra, pois estimulam a produção dos hormônios e enzimas necessários ao processo.
Além disso, o whey protein serve não só como um estimulante para a hipertrofia. Segundo o nutricionista funcional Diogo Cirico, da Growth Supplements, ele também é um aliado para a saúde das pessoas que não conseguem consumir a quantidade adequada de proteínas através da alimentação. “O whey protein dá um boost no sistema imunológico. Dificilmente, ele vai fazer mal para a saúde se for consumido com orientação”, destaca Cirico.
O nutricionista Diogo Cirico tira as principais dúvidas sobre o uso do whey protein e como ele pode ser incluído no planejamento alimentar:
1. Quais são as vantagens?
Para além do ganho de massa magra e o fortalecimento do sistema imunológico, o whey protein previne o envelhecimento precoce, ajuda no controle da pressão sanguínea e aumenta a saciedade.
2. Existe algum risco para a saúde?
Cirico afirma que, dificilmente, o consumo de whey causa algum dano à saúde. “Para consumir whey em excesso, a pessoa teria que consumir um quilo por dia, o que é muito pouco provável que ocorra. Mas, caso acontecesse, o nosso organismo excretaria as proteínas excessivas”, destaca.
3. Para quem é indicado?
O uso do whey é bastante indicado para o processo de bulking, quando se busca aumentar o volume muscular. O nutricionista destaca, entretanto, que a quantidade diária do suplemento deve ser calculada por um nutricionista tendo por base a alimentação, a constituição física e as atividades de cada pessoa.
“ O nutricionista vai avaliar a dieta do indivíduo, a rotina de treino e identificar as necessidade nutricionais. Só depois disso, é possível fazer a prescrição da quantidade de whey protein que a pessoa deve tomar”, afirma Cirico.
4. Em que horário deve ser consumido?
Não há horário ideal para o consumo do suplemento, segundo o nutricionista. “Nem pré e nem pós. Meu conselho é que o whey seja usado no horário que o indivíduo não tem tempo de se alimentar com uma fonte de proteína sólida”, afirma Cirico.
5. Qual tipo de whey tomar?
Existem três tipos de whey: o concentrado, que vai ter 80% de concentração proteica; o isolado, que tem 90% de concentração proteica; e o hidrolisado, que pode ser feito a partir do concentrado ou do isolado.
No entanto, o hidrolisado é um produto que passou por um processo de hidrólise, onde as proteínas foram quebradas em estruturas menores pela indústria.
O concentrado de whey protein é indicado para qualquer pessoa saudável. Já o isolado, por ter mais proteína e menos carboidrato, pode ser indicado para pessoas intolerantes à lactose. E o hidrolisado é recomendado para pessoas que têm dificuldade em digerir as proteínas do leite.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.