Preta Gil: entenda cirurgia para retirar tumor do intestino da cantora
Cantora, que sempre foi clara sobre sua jornada contra o câncer, faz procedimento para retirada do tumor nesta quarta-feira (16/8)
atualizado
Compartilhar notícia
A cantora Preta Gil, 49 anos, revelou aos fãs que passa por uma cirurgia nesta quarta-feira (16/8) para a retirar uma parte de seu intestino afetada pelo câncer.
A cantora recebeu o diagnóstico de câncer colorretal no início do ano, e passou por sessões de quimioterapia e radioterapia para diminuir o tamanho do tumor antes da operação.
Pouco antes do início da cirurgia, Preta Gil postou uma foto ao lado de seu filho, o também cantor Francisco Gil, e pediu boas energias aos seus seguidores. “Estou aqui cercada de amor, com meu filho ao meu lado e tantos amigos e familiares, estou grata e calma, muito confiante nos médicos, já Deus certo, receberei a energia e vibrações positivas de vocês, orem por mim”, postou Preta Gil no Instagram.
Em entrevista no último dia 10 de agosto à revista Quem, a cantora havia adiantado a realização do procedimento, mas não tinha confirmado a data. Nesta ocasião, ela disse que ficará cerca de quatro meses afastada do público se recuperando da cirurgia.
Como é a cirurgia de Preta Gil?
A cantora possui um adenocarcinoma na porção final do intestino. Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO), há três possibilidades de cirurgias de retirada de tumores deste tipo, variando na recomendação conforme o tamanho do tumor.
“A definição sobre a realização de qualquer um desses procedimentos parte da avaliação individual, do consenso da equipe multidisciplinar de médicos e da concordância do paciente e seus familiares”, detalha a SBCO no material informativo disponível em seu site.
Em todos os procedimentos, a parte do final do intestino, que fica mais próxima do reto, é removida. O que varia de uma operação para a outra é o tamanho da parte retirada e a forma como a incisão é feita, podendo ser pelo ânus ou pelo abdômen.
Em geral, os pacientes tem de passar por uma colostomia temporária. O procedimento consiste no uso de uma bolsa coletora para as fezes, o exige uma série de cuidados específicos e a restrição de de algumas atividades para o paciente.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.