Pressão de prazos empurra pessoas para junk food, diz estudo
Pesquisadores indianos realizaram um teste simples para provar que dead lines interferem em desejos relacionados à alimentação
atualizado
Compartilhar notícia
Enfim, a desculpa perfeita para quem não consegue resistir às comidas calóricas. Pesquisadores do Instituto Indiano de Administração, da cidade de Udaipur, realizaram um teste simples para descobrir se prazos apertados interferem em desejos relacionados à comida.
Os voluntários foram divididos em dois grupos que tinham como tarefa riscar todas as letras “e” de um texto. Para o primeiro grupo, o relógio correu do 60 segundos ao zero, como se o tempo estivesse se esgotando. Para o segundo grupo, o tempo correu de maneira normal, sem a pressão.
Ao final, os que foram submetidos ao dead line relataram, em média, desejo 8 em uma escala de 0 a 10 por bolo de chocolate. Os do segundo grupo relataram desejo 7 na mesma escala.
Em uma segunda parte do experimento, a tarefa dos participantes era preencher um caça-palavras, sendo submetidos à mesma lógica de tempo. No fim desta tarefa, eles poderiam se servir à vontade de guloseimas como uma espécie de “agradecimento”.
Pois bem, os voluntários do primeiro grupo, que viram o tempo se esgotando, pegaram mais doces do que os do segundo grupo. Ou seja, quem sentiu pressão maior, comeu mais.
O autor do estudo, Ankur Kapoor, considerou que, ao sentir que os recursos estão se esgotando – no caso, o tempo -, as pessoas tendem a buscar outras fontes de recursos – a comida, por exemplo.
“A prática comum e inócua de contar o tempo pode produzir consequências indesejadas e indesejáveis no domínio do consumo de calorias”, afirmou. Os resultados do estudo foram publicados no Journal of Consumer Psychology. (Com informações do Daily Mail)