Pressão alta: entenda a causa, os sintomas e o tratamento da doença
A hipertensão arterial ou pressão alta, como é popularmente conhecida, é uma condição silenciosa que traz graves consequências para a saúde
atualizado
Compartilhar notícia
Considerada o principal fator de risco para as doenças cardiovasculares, a hipertensão arterial sistêmica (HAS), mais conhecida como pressão alta, é uma condição crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias.
Ela ocorre quando as artérias sofrem algum tipo de resistência ou perdem a capacidade de contrair ou dilatar, fazendo com que o coração faça mais força para bombear o sangue.
Por isso, quando não controlada, a pressão alta leva a complicações como insuficiência cardíaca, insuficiência renal e acidente vascular cerebral. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), mais de 30% da população sofre com pressão alta atualmente.
Sintomas e causas
De forma geral, os sintomas da doença incluem tontura, falta de ar, palpitações, dor de cabeça frequente e alteração na visão. Entretanto, a hipertensão geralmente é silenciosa, sendo importante medir regularmente a pressão arterial.
Leia mais sobre o assunto no portal Alto Astral, parceiro do Metrópoles.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.