Praticar exercícios por 6 semanas promove melhora no DNA
Pesquisa publicada na revista Molecular Metabolism reforça a ideia de que realizar atividades físicas pode evitar doenças
atualizado
Compartilhar notícia
Um estudo feito por cientistas da University of Copenhagen, na Dinamarca, mostrou evidências de que realizar seis semanas de atividades físicas já é o suficiente para promover alterações positivas na expressão do DNA, o código genético das pessoas.
A pesquisa, publicada no periódico científico Molecular Metabolism, é mais uma evidência dos benefícios que a prática de um esporte traz.
Melhores dietas para a saúde do coração
“Os cientistas descobriram, pela primeira vez, que os exercícios religam os intensificadores em regiões de nosso DNA que são conhecidas por estarem associadas ao risco de desenvolver doenças. Ou seja, o treinamento de resistência altera a atividade de intensificadores no tecido muscular que, por sua vez, regula a expressão de genes que contribuem para o efeito positivo do exercício na saúde humana”, explica o geneticista Marcelo Sady, pós-doutor em genética e diretor geral Multigene.
De acordo com o especialista, o estudo reforça a ideia de que a realização constante de atividades físicas pode auxiliar o organismo a prevenir o desenvolvimento de doenças.
As alterações de DNA identificadas na pesquisa revelam que os exercícios podem prevenir distúrbios cardiovasculares, diabetes, câncer e complicações neurológicas. Além de aumentar a expectativa de vida das pessoas.
Leia a matéria completa no portal Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.