metropoles.com

Praticar atividades físicas alivia os sintomas da menstruação

As oscilações hormonais deixam as mulheres indispostas, mas tanto a musculação quanto os treinos aeróbicos podem ser executados normalmente

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Westend61/ Getty Images
Mulher alongamento
1 de 1 Mulher alongamento - Foto: Westend61/ Getty Images

Praticar atividades físicas nos dias em que se está menstruada requer mais disposição. Devido a oscilação hormonal nesse período há alterações no organismo e algumas mulheres se sentem mais fracas, indispostas, inchadas e com dores. Nada impede, entretanto, que realizem exercícios físicos.

A prática de exercícios é recomendada porque ativa a circulação e aumenta a sensação de bem-estar. Os exercícios físicos liberam serotonina e endorfina, que ajudam a diminuir a sensação de dor das cólicas. Além de ajudar a diminuir a retenção de líquidos, comum nesses dias. Treinar também estimula a vasodilatação, aumentando a irrigação sanguínea e aliviando as contrações do útero.

Um estudo feito pela organização britânica Women in Sport identificou que a menstruação altera, sim, a capacidade aeróbica e a resistência. Mais da metade das mulheres que respondeu à pesquisa afirmou que o ciclo impacta negativamente na performance. O preparador físico Diego Quimas recomenda que elas não exijam tanto de si mesmas “naqueles dias”, mas sugere que não abandonem seus treinos regulares. Segundo ele, não há restrição – tanto musculação quanto aeróbicos podem ser feitos. “A única coisa que elas precisam ficar atentas é, para o caso de se sentirem fracas, aumentarem a ingestão de ferro”, comenta.

 

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?