metropoles.com

Potencial da cloroquina para evitar Covid-19 será testado em 40 mil pessoas

Agência reguladora britânica decidiu aprovar pesquisa global sobre a eficácia do fármaco na prevenção da infecção provocada pelo coronavírus

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
HAL GATEWOOD/UNSPLASH
comprimidos em fundo azul
1 de 1 comprimidos em fundo azul - Foto: HAL GATEWOOD/UNSPLASH

A polêmica sobre a eficácia ou não da hidroxicloroquina e da cloroquina contra o novo coronavírus terá novo capítulo no Reino Unido. Isso porque a agência reguladora britânica aprovou um novo teste global com os remédios usados para combater malária, artrite e lúpus.

O teste, chamado de Copcov, ocorrerá após uma outra pesquisa britânica com a hidroxicloroquina concluir que o fármaco não traz benefícios ao tratamento de paciente com Covid-19. Este estudo, originalmente publicado na revista The Lancet, entretanto, foi questionado e levou os autores a fazerem uma retratação pública perante a comunidade científica internacional.

A nova pesquisa será feita com 40 mil profissionais de saúde e pessoas do grupo de risco em vários países do mundo e tem por objetivo checar se a medicação é capaz de prevenir a infecção provocada pelo coronavírus. Os testes serão coordenados pela Unidade de Pesquisa de Medicina Tropical Mahidol Oxford, ligada a Universidade de Oxford, na capital tailandesa Bangcoc.

A decisão de retomar os testes com cloroquina e hidroxicloroquina vai na contramão do que outros países têm feito. Recentemente, os Estados Unidos cancelaram os estudos com os fármacos por entender que já está comprovada a ineficácia deles no tratamento de Covid-19.

A própria Organização Mundial da Saúde (OMS) havia retirado os remédios do estudo clínico internacional Solidarity, feito para testar medicamentos contra a Covid-19, em maio. No entanto, no início de junho, a agência internacional voltou atrás e decidiu retoma-los.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?