Posso usar DIU e absorvente interno ao mesmo tempo? Médica explica
Vários vídeos de mulheres que contaram ter tirado o dispositivo anticoncepcional sem querer ao retirar o absorvente interno viralizaram
atualizado
Compartilhar notícia
Nos últimos meses, vídeos de mulheres relatando ter retirado o dispositivo intrauterino (DIU) ao remover um absorvente interno têm viralizado nas redes sociais. Um deles foi publicado pela maranhense Hayane Beatriz, que colocou o anticoncepcional quatro dias antes de arrancá-lo acidentalmente depois de um banho de piscina. Ela afirmou não ter sentido dor e explicou que foi sua primeira vez usando o absorvente interno com o dispositivo.
Nos comentários, algumas mulheres afirmam que não se deve usar os dois ao mesmo tempo; outras argumentam ser possível, desde que a ponta do DIU seja cortada. A ginecologista Lorrainy Rabelo esclarece que, apesar da polêmica, não existem contraindicações a respeito do uso do absorvente interno com o DIU.
“O DIU é inserido dentro da cavidade uterina, e apenas um a dois centímetros do fio do dispositivo ficam exteriorizados no colo do útero, em contato com a vagina. Já o absorvente interno ocupa cerca de dois terços da vagina, e a cordinha serve para tracionar e retirar o absorvente interno. Então, quando os dois são colocados corretamente, idealmente não há nenhuma possibilidade de deslocar ou retirar o DIU na inserção ou retirada do absorvente interno”, explica a médica.
@hayanebeatriz29 Que odio de mim 😭😭😭#fyyyyyyyyyyyyyyyyyyy #viral #diu #odio ♬ Oh No – Kreepa
Mas a ginecologista faz um alerta para quem usa coletores menstruais, que ficam localizados mais próximos ao colo uterino e são fixados a vácuo. “Há detalhes que devem ser analisados e orientados por um ginecologista. Como a ponta do fio do DIU fica pra fora, o copinho deve ser colocado com cuidado. Deve-se levar em consideração a existência de variações anatômicas, como o colo mais baixo — nesses casos, existe mais facilidade para contato com o dispositivo e deslocamento ou remoção dele quando se usa o coletor menstrual”, afirma Lorrainy.
Por isso, para mulheres que fazem uso do coletor, a indicação é ter o fio cortado bem rente ao colo para evitar problemas durante o manuseio do coletor. Ela ressalta, porém, que quando o fio é cortado, o ginecologista pode precisar entrar no útero com uma pinça quando for a hora de retirar o contraceptivo.
DIU
O dispositivo intrauterino (DIU) é um dos métodos contraceptivos mais populares e é conhecido por ser prático, eficaz e duradouro, podendo ser usado por até cinco anos. Ele pode ser instalado em mulheres que estejam passando pela puberdade até a menopausa, mas é contraindicado para pacientes que sentem cólicas com frequência ou que apresentam pólipos ou miomas grandes na cavidade uterina.
O DIU é inserido no útero da mulher e impede o contato dos espermatozoides com os óvulos, evitando uma gravidez indesejada. De acordo com a ginecologista Helena Fonseca, o corpo pode expulsar o dispositivo naturalmente, mas a situação é rara, acontecendo em menos de 1% dos casos.
Atualmente, existem dois tipos de DIU disponíveis no mercado: os hormonais e os não hormonais. É possível colocar a segunda opção gratuitamente pelo SUS.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.