Portugal tem primeiro dia sem mortes por Covid-19 em 8 meses
Com bloqueio nacional de 2 meses, país atravessou um dos momentos mais críticos da pandemia e, atualmente, vê a retomada das atividades
atualizado
Compartilhar notícia
Pela primeira vez desde 3 agosto de 2020, Portugal não registrou nenhuma morte causada pela infecção do novo coronavírus em 24 horas. A informação foi divulgada na segunda-feira (26/4) por autoridades de saúde do país.
A vitória no combate à Covid-19 é um reflexo do rigoroso bloqueio nacional de dois meses, imposto pelo governo em janeiro. No início do ano, o país com população de 10 milhões de habitantes enfrentava seu pior momento na pandemia, com mais de 16.400 casos registrados em um único dia e 303 mortes em 31/1.
Com a campanha de vacinação, cerca de 20% da população recebeu ao menos uma dose do imunizante contra o novo coronavírus. A taxa chega a 90% entre os idosos com mais de 80 anos, considerados grupo de risco para a infecção.
Ao todo, 7% dos portugueses estão completamente imunizados, com as duas doses.
Desde que os casos foram controlados, o governo retomou as atividades de forma gradual, em março, com a reabertura de algumas escolas, restaurantes e cafés, museus e salões de beleza.
Portugal teve um total de 16.965 mortes provocadas pela Covid-19 desde o início da pandemia e 834.638 casos de infecção, segundo o monitoramento da Universidade Johns Hopkins. Atualmente, a taxa de incidência da doença é de 70,4 casos por 100 mil habitantes.
Saiba como o coronavírus ataca o corpo humano: