metropoles.com

Ciência explica por que você acorda 3h da manhã depois de beber

Beber tarde da noite influencia a noite de sono e interfere na regulação das emoções e funções cognitivas, piorando ainda mais a ressaca

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Jhorrocks/Getty Images
Imagem de homem com insônia sentado na cama à noite coçando os olhos - Metrópoles
1 de 1 Imagem de homem com insônia sentado na cama à noite coçando os olhos - Metrópoles - Foto: Jhorrocks/Getty Images

Quem consome bebidas álcoolicas sabe bem: basta beber um pouco a mais que o sono fica agitado e, por volta de 3h da manhã, a insônia se instala. Em artigo publicado na plataforma de artigos científicos The Conversation, cientistas australianas explicam o fenômeno.

“Beber álcool antes de dormir é como apertar um botão. No início, ele tem um efeito sedativo e você provavelmente se sentirá mais relaxado e adormecerá facilmente. Neste ponto, você ainda tem um alto nível de álcool no sangue. Mas não se deixe enganar. À medida que seu corpo processa a bebida e a noite avança, o álcool realmente atrapalha seu sono“, escrevem as nutricionistas Charlotte Gupta, Grace Vincent, Saman Khalesi e a psicóloga Madaline Sprajcer.

Quando a pessoa está dormindo, o corpo continua processando o álcool, e eventualmente a sensação de sono é transformada em animação. Esse momento acontece, normalmente, na segunda metade da noite, quando estamos em sono profundo (REM). Os principais efeitos são sonhos vívidos e estressantes, além de acordar várias vezes.

Beber demais e insônia

A interrupção do sono interfere na regulação das emoções e função cognitiva. Por isso, é comum acordar cansado e tonto depois de uma noite de bebedeira.

A sugestão das pesquisadoras da CQUniversity e Griffith University é evitar beber perto da hora de ir dormir — o ideal é dar tempo para que o álcool seja processado antes de deitar. Elas também sugerem beber muita água e não esquecer de comer.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?