metropoles.com

Por que tomar sol influencia no seu cocô?

Estudo científico descobriu que raios UVB contribuem para a constituição de uma microbiota mais saudável

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
intestino dor de barriga
1 de 1 intestino dor de barriga - Foto: iStock

Uma pesquisa publicada no periódico científico Frontiers in Microbiology conseguiu mostrar, pela primeira vez, que a exposição a raios solares altera positivamente a microbiota intestinal – conjunto de bactérias que ajudam o corpo a realizar funções como, por exemplo, absorver nutrientes e reforçar o sistema imunológico.

No estudo, 21 moradoras do Canadá, com idades entre 19 e 40 anos, foram divididas em dois grupos: um tomou suplementos de vitamina D no período de inverno anterior aos testes – este grupo foi chamado de VDS+; outro não tomou o suplemento, e foi nomeado VDS-. Na fase seguinte, os dois grupos passaram por sessões de exposição controlada aos raios UVB em uma clínica estética. Por fim, foram realizados exames de sangue e fezes para verificar alterações na presença da vitamina D e na microbiota.

Em relação à microbiota, o grupo VDS- apresentou, após a exposição à luz, uma melhora na diversificação dos microrganismos presentes, essa característica costuma estar associada a pessoas mais saudáveis. Foi observado nos exames de fezes, por exemplo, um enriquecimento da presença de bactérias benignas das famílias Lachnospiraceae e Clostridiaeae e do gênero Ruminococcus.

Antes da exposição ao UVB, as mulheres do grupo VDS- tinham uma microbiota intestinal menos diversificada e equilibrada do que aquelas que tomavam suplementos regulares de vitamina D,  explicou em um comunicado à imprensa Bruce Vallance, líder do estudo e pesquisador da Universidade da Colúmbia Britânica. “A exposição ao UVB aumentou a riqueza e a uniformidade de suas microbiotas para níveis indistinguíveis do grupo VDS+, cujo microbioma não foi alterado significativamente.”

Em outras palavras: a exposição à luz foi um meio eficiente de melhorar a saúde intestinal delas. (Com informações da BBC)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?