metropoles.com

Por que espremer meio limão no feijão? Nutricionista explica

Vitamina C facilita absorção de ferro no corpo. Veja outras combinações indicadas pela especialista Laura de Souza Silva

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Nattakorn Maneerat/ Istock
Feijão
1 de 1 Feijão - Foto: Nattakorn Maneerat/ Istock

O feijão é uma das melhores fontes vegetais de ferro, constantemente indicado para a dieta de pessoas com anemia ferropriva. No entanto, nem sempre a absorção do mineral no organismo ocorre de forma adequada. Nesses casos, incluir o suco de meio limão na refeição faz toda a diferença.

A nutricionista Laura de Souza Silva, da clínica Nutrindo o Conhecimento, explica que existem duas formas de ferro: o heme, presente em carnes, ovos e ostras; e o não heme, encontrado no feijão, tofu, folhosos verdes-escuros e grãos. Para que seja absorvido pelo corpo, esse segundo tipo precisa ser convertido em um meio de Ph ácido.

Tanto o limão quanto outras fontes de vitamina C – como a laranja, as frutas vermelhas, o kiwi e o abacaxi – funcionam como facilitadores desse processo e podem ser adicionados aos alimentos fontes de ferro para auxiliar na absorção do mineral.

“A vitamina C potencializa o ferro, é muito interessante manter o consumo dela na rotina”, explica.

A nutricionista recomenda que o suco de meio limão seja usado para temperar refeições com feijão, brócolis, espinafre, tofu, milho e alface.

Outras combinações com ferro e vitamina são: frutas vermelhas com aveia, salada de alface e espinafre temperada com meio limão espremido, carnes marinadas no limão ou na laranja, e castanhas com kiwi e abacaxi.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?