Cientistas americanos descobrem por que cannabis causa fome e larica
Descoberta pode contribuir com pesquisas de medicamentos com cannabis para o tratamentos de transtornos alimentares como a anorexia
atualizado
Compartilhar notícia
Pesquisadores da Universidade Estadual de Washington (WSU), nos Estados Unidos, descobriram por que as pessoas sentem fome após usar cannabis, um fenômeno popularmente conhecido como “larica”. A novidade foi publicada na revista Scientific Reports em dezembro de 2023.
No trabalho, os neurocientistas contam que o uso da cannabis provoca alteração na comunicação entre os neurônios cerebrais e a ativação de alguns deles. A descoberta pode contribuir com futuras pesquisas de medicamentos para o tratamento de transtornos alimentares, como anorexia e perda de peso.
Fumar, vaporizar ou comer cannabis pode desencadear uma vontade de comer, e a planta já é prescrita em alguns países como uma opção para abrir o apetite de pessoas com distúrbios alimentares ou em tratamento de quimioterapia. Porém, pouco se sabia sobre os mecanismos por trás do efeito.
Efeitos da cannabis no cérebro
A pesquisa é a primeira a investigar como a cannabis afeta as regiões cerebrais que controlam o apetite. Nela, ratos de laboratório foram expostos à cannabis vaporizada.
Exames de imagem mostraram que a exposição à cannabis ativava os receptores canabinóides tipo 1 em um pequeno grupo de neurônios AgRP no hipotálamo, que não estão “ligados” nos roedores que não foram expostos à planta.
Esses receptores impediram que os neurônios recebessem mensagens de “parar” vindas de outros neurônios. Nesse grupo, observou-se que os ratos se alimentaram mais.
O hipotálamo é uma parte do cérebro que funciona como uma espécie de “centro de coordenação de controle” do corpo, mantendo os hormônios e o sistema nervoso em equilíbrio.
“Quando os ratos recebem cannabis, surgem neurônios que normalmente não estão ativos. Há algo importante acontecendo no hipotálamo após o vapor da cannabis”, explica o neurocientista Jon Davis, da WSU. “Agora, já sabemos uma das maneiras pelas quais o cérebro responde à cannabis recreativa quando abre o apetite”, continuou.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!