metropoles.com

Por que as mulheres têm mais problemas nos joelhos do que os homens?

A explicação está na diferença da estrutura física do homem e da mulher. Na maioria das vezes, elas têm ossos mais finos e fracos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Foto mostra mulher em floresta massageando o próprio joelho
1 de 1 Foto mostra mulher em floresta massageando o próprio joelho - Foto: Getty Images

Atletas do sexo feminino têm quatro vezes mais chances de sofrer uma lesão nos ligamentos do joelho. Na corrida de rua, essa proporção é a de sete lesões a mais em mulheres do que em homens, ambos seguindo a mesma intensidade e o mesmo volume de treinos. A artrose, causada pelo desgaste das extremidades dos ossos, atinge cerca de 18% das mulheres contra 10% dos homens com mais de 60 anos, por exemplo. Os dados são do Instituto de Ortopedia da Universidade de São Paulo (USP).

A resposta está na fisiologia do corpo feminino. As mulheres têm o joelho mais suscetível a lesões, pois a maioria possui ossos mais fracos e finos e, geralmente, também tem menos massa muscular. Elas também são mais flexíveis e têm o quadril maior que o dos homens. “Após um trauma ou entorse agudo no joelho, a chance de uma mulher romper um ligamento cruzado anterior é de quatro a sete vezes maior que a do homem.”, ressalta Adriano Leonardi, médico ortopedista, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ).

Segundo o médico, os ligamentos da mulher, em geral, são mais frouxos, menores que os do homem e possuem menos colágeno. É possível, no entanto, buscar métodos preventivos. Há exercícios específicos para o pé que ajudam, bem como alongamentos. Fortalecer a musculatura do joelho é a melhor saída para evitar o desgaste futuro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?