Por que algumas pessoas sentem enjoo em jogos de realidade virtual?
Cientistas do Canadá descobriram que o desconforto está relacionado à forma como os sentidos se ajustam ao conflito com a realidade virtual
atualizado
Compartilhar notícia
Os jogos de realidade virtual (VR) proporcionam uma experiência imersiva aos usuários, que conseguem controlar os movimentos através de acessórios específicos como óculos e controles de movimento. Mas alguns jogadores acabam não se adaptando e se sentem enjoados.
Pesquisadores da Universidade de Waterloo, no Canadá, descobriram que a náusea digital, sensação de desorientação e vertigem – também conhecida como ciberdoença ou cybersickness, em inglês – está relacionada ao conflito sensorial que algumas pessoas têm à exposição à realidade virtual.
A gravidade da doença cibernética seria afetada pela forma como os sentidos se ajustam ao conflito entre a realidade física e a virtual, de acordo com o estudo publicado em 1º de abril, na revista Virtual Reality.
Para chegar à conclusão, os pesquisadores avaliaram a vertical visual subjetiva (VVS), medida de como os indivíduos percebem a orientação das linhas verticais, de 31 pessoas antes e depois de elas jogarem dois jogos de realidade virtual de alta e baixa intensidade.
Os que tiveram menos enjoos eram mais propensos a ter maior mudança na capacidade de perceber a verticalidade após a exposição à realidade virtual, particularmente nos jogos de alta intensidade. Por outro lado, os que apresentaram níveis mais altos de cybersickness eram menos predispostos a mudar a forma como percebiam as linhas verticais.
“Esse conhecimento pode ser inestimável para os desenvolvedores e designers de experiências de realidade virtual, permitindo que criem ambientes mais confortáveis e agradáveis para os usuários”, afirma o professor do Departamento de Cinesiologia e Ciências da Saúde Michael Barnett-Cowan.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.