Por causa da Covid-19, mortes por HIV, malária e tuberculose podem aumentar
Atraso no tratamento e sobrecarga no sistema de saúde por conta da pandemia deve influenciar nos óbitos pelas três doenças, diz pesquisa
atualizado
Compartilhar notícia
Segundo um estudo feito pelo Imperial College London, no Reino Unido, publicado pela revista científica The Lancet nessa segunda-feira (13/7), a pandemia de coronavírus pode ter consequências também em outras doenças. O artigo afirma que mortes por HIV, tuberculose e malária devem aumentar em 10%, 20% e 36%, respectivamente, nos próximos cinco anos pela interrupção no tratamento e superlotação dos serviços de saúde.
Nos países mais pobres, a situação é pior, e a situação para os pacientes com essas doenças pode ser semelhante à dos com Covid-19.
“Em países com alto índice de malária e grandes epidemias de HIV e tuberculose, até mesmo interrupções de curto prazo podem ter consequências devastadoras para milhões de pessoas que dependem de programas para controlar e tratar essas doenças”, alerta o co-autor da pesquisa, Timothy Hallett, em declaração à imprensa. Segundo ele, o cenário pode ser transformado caso o atendimento no serviço de saúde seja mantido e medidas preventivas contra o coronavírus sejam adotadas.
“Em países fortemente afetados por HIV, tuberculose e malária, a Covid-19 pode resultar na reversão de muitos anos de ganhos duramente conquistados”, diz Peter Sands, diretor executivo do Fundo de Combate à Aids, Tuberculose e Malária, em um comentário publicado junto ao artigo.
Com informações da revista Galileu