metropoles.com

“População tem de aceitar gravidade da Covid-19”, diz epidemiologista

A especialista em saúde pública Carla Domingues lembra que não foi por falta de aviso que Brasil chegou a novo lockdown

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto: Carla Domingues/ Arquivo Pessoal
1 de 1 Foto: Carla Domingues/ Arquivo Pessoal - Foto: null

A epidemiologista Carla Domingues afirma que não foi por falta de aviso que o Brasil chegou a um novo lockdown. Entre sexta e este sábado, 12 estados brasileiros anunciaram medidas de restrição à circulação.

De acordo com a especialista em saúde pública, desde novembro a curva de contágio tem crescido no Brasil e os alertas dados pelo profissionais da área de saúde foram muitos. “Estamos vindo de uma sequência de eventos com aglomerações: eleições, festas de fim de ano, carnavais clandestinos, praias lotadas”, enumera. “Parece que as pessoas, simplesmente, abriram mão de preservarem a si e aos seus familiares”, completa.

Ex-coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, ela critica a politização em torno da Covid-19 e a falta de um direcionamento único para o enfrentamento da doença. “Uma questão que é científica virou um debate político. As pessoas não podem se posicionar em relação a um vírus como se estivessem expressando uma opinião, elas têm que seguir as indicações da ciência”, completa.

Para que o país deixe o atual momento, Carla afirma ser imprescindível que os líderes adotem medidas de restrição à circulação adequadas às realidades locais e que as pessoas sigam o isolamento social – isso significa sair de casa apenas para o imprescindível e, quando isso acontecer, usando máscaras, mantendo o distanciamento de pelo menos dois metros e a higienização constante das mãos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?