metropoles.com

Quase metade dos brasileiros será obesa em 20 anos, diz estudo

Pesquisadores estimam que, mantidas as projeções atuais, 130 milhões de brasileiros adultos terão obesidade ou sobrepeso até 2044

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Foto colorida de mulher com obesidade, de cabelo rosa com sutiã em frente ao espelho - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de mulher com obesidade, de cabelo rosa com sutiã em frente ao espelho - Metrópoles - Foto: Getty Images

A obesidade deve fazer parte da vida de quase metade da população brasileira adulta nos próximos 20 anos, revela pesquisa apresentada nesta quarta-feira (26/6) no Congresso Internacional sobre Obesidade (ICO).

Segundo pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), se as tendências atuais forem mantidas, 48% dos adultos serão obesos até 2044 (83 milhões de pessoas), e outros 27% terão sobrepeso (47 milhões).

A prevalência de obesidade quase dobrou de 2006 para 2019, atingindo 20,3% da população adulta do país. Atualmente, 34% dos brasileiros têm obesidade, e 22% estão acima do peso.

Os autores do estudo usaram um modelo de tabela de vida para estimar os impactos do sobrepeso e da obesidade sobre 11 doenças associadas ao índice de massa corporal (IMC) elevado, como doenças cardiovasculares, diabetes, doença renal crônica, cirrose e cânceres, com base em dados demográficos e epidemiológicos de pesquisas nacionais e do Estudo de Carga Global da Doença (GBD).

“Com base nas tendências atuais, a carga epidemiológica e econômica do sobrepeso e da obesidade no Brasil aumentará significativamente, portanto políticas robustas precisam ser implementadas no país, incluindo o tratamento dos casos existentes e a prevenção do sobrepeso e da obesidade em todas as faixas etárias”, afirmam os autores do estudo.

Obesidade mais prevalente entre mulheres e negros

Em uma projeção com prazo mais curto, o autor do estudo, o pesquisador Eduardo Nilson, estima que tanto a obesidade quanto o sobrepeso devem atingir níveis recordes no Brasil já em 2030.

A maior prevalência ficará concentrada entre as mulheres nos próximos seis anos. Estima-se que 30,2% terão obesidade, e 37,7%, sobrepeso em 2030. Para os homens, a estimativa é de 28,8% com obesidade, e 39,7%, com sobrepeso.

As pessoas negras e de outras etnias minoritárias também devem ser as mais atingidas. Estima-se que, em 3030, 31,1% delas terão obesidade, e 38,2%, sobrepeso. Entre as pessoas brancas, os índices são de 27,6% e 38,8%, respectivamente.

foto de criança com obesidade - Metrópoles
O Brasil é um país em que são consumidas mais em média 3 mil calorias por dia

Enfrentamento à epidemia de obesidade

Os autores do estudo apontam uma série de medidas que podem ser tomadas para enfrentar a crescente epidemia de obesidade. A primeira delas é o tratamento de casos existentes de obesidade dentro do sistema de saúde, evitando também que casos de sobrepeso evoluam para obesidade.

As orientações também incluem a prevenção do sobrepeso e da obesidade em todas as faixas etárias por meio de políticas regulatórias e fiscais que facilitem escolhas alimentares saudáveis. “Desde a primeira infância até a idade adulta, melhorando os ambientes alimentares”, sugerem os pesquisadores da Fiocruz.

Escolhas alimentares saudáveis incluem o consumo de uma diversidade de alimentos frescos e minimamente processados, bem como evitar alimentos ultraprocessados.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?