metropoles.com

Pomadas capilares: saiba o que fazer em caso de contato com os olhos

Em Pernambuco, cerca de 150 pessoas procuraram atendimento oftalmológico após os blocos de pré-carnaval

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
imagem colorida de produto capilar
1 de 1 imagem colorida de produto capilar - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

No último final de semana, entre 4/2 e 5/2, chamou a atenção a quantidade de pessoas que apresentaram problemas na visão após usarem pomadas capilares durante o pré-carnaval de Recife e Olinda, em Pernambuco.

De acordo com levantamento realizado em emergências públicas e particulares da capital pernambucana, quase 150 pessoas foram atendidas relatando problemas relacionados ao uso deste tipo de cosmético para o cabelo. As ocorrências não foram relacionadas a uma marca específica de pomadas.

Os sintomas apresentados pelos foliões foram:

  • Vermelhidão;
  • Dor intensa nos olhos;
  • Dificuldade para abrir os olhos;
  • Visão embaçada;
  • Ardor;
  • Sensação de corpo estranho nos olhos.

Proibição pela Anvisa

Casos de cegueira temporária e outros sintomas causados por pomadas capilares têm sido recorrentes. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em determinação recente, suspendeu o uso e a comercialização de pomadas Cassu Braids, fabricadas pela Microfarma Indústria e Comércio Ltda.

A determinação da Anvisa ocorreu depois que o estado do Rio de Janeiro registrou 200 notificações de casos de cegueira temporária ou queimadura nos olhos após o uso de pomadas da marca.

Em março de 2022, a agência reguladora já havia proibido a comercialização, distribuição, fabricação, propaganda e uso da pomada modeladora de cabelos Ômegafix, fabricada pela Cape Indústria de Cosméticos Ltda.

O que fazer em caso de acidentes com pomadas capilares?

A médica oftalmologista Núbia Vanessa, do CBV-Hospital de Olhos de Brasília, afirma que as pomadas modeladoras, quando em contato com a água e até mesmo com o suor, podem provocar queimaduras, irritação e edemas nas pálpebras.

“Essas reações podem gerar problemas graves, causando até mesmo sequelas que levam a uma diminuição da acuidade visual”, alerta Núbia.

Ela recomenda que o uso das pomadas seja evitado pelos foliões. Caso essa não seja uma opção, sugere que eles busquem se informar se ao menos o produto é autorizado pela Anvisa.

No caso de contato da pomadas com os olhos, as pessoas devem lavar a região com água corrente e em abundância ou com soro fisiológico. Em seguida, é necessário procurar atendimento oftalmológico emergencial.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?