Politraumatismos: entenda o que é o quadro grave do ator Kayky Brito
O ator foi atropelado na madrugada do último sábado (2/9). O acidente causou politraumatismos, lesões múltiplas em vários lugares do corpo
atualizado
Compartilhar notícia
O ator Kayky Brito está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital particular Copa D’Or, em Copacabana, após ter sido atropelado na madrugada do último sábado (2/9). O acidente, que aconteceu na Barra da Tijuca, causou politraumatismos ao artista — o estado de saúde dele é considerado grave.
“O Hospital Copa D’Or informa que o paciente Kayky Fernandes Brito permanece sedado, em ventilação mecânica e sob cuidados da equipe assistente na UTI”, aponta boletim médico emitido pelo hospital.
Politraumatismos são caracterizados por múltiplas lesões causadas ao corpo por forças externas, de natureza física ou química, como impactos ou queimaduras. O problema pode acometer órgãos vitais e diversos sistemas e, em casos extremos, levar ao óbito.
Segundo a Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico (SBTO), para ser considerado um paciente de politraumatismo, ou de traumas múltiplos, é preciso que haja duas ou mais lesões graves em pelo menos duas partes do corpo.
“Fratura de ossos, lesões cerebrais, hemorragias, amputações e lesões na coluna são os ferimentos mais comuns que ocorrem nesses casos. Uma vítima de politraumatismo deve ser atendida ainda no local do acidente”, pontua o artigo publicado no site da SBTO.
O que é traumatismo craniano? Quais os riscos?
Segundo o Manual de Saúde MSD, o trauma de crânio pode ser leve – com pequena lesão e risco de sequela muito baixo –, moderado ou grave. O grau da lesão está diretamente ligado ao estado de consciência do paciente no momento do trauma.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.