Pode tomar whey protein à noite? Nutricionistas esclarecem
Os profissionais explicam que o ganho de peso depende do consumo calórico total e não possui relação com o consumo do whey protein
atualizado
Compartilhar notícia
O whey protein, suplemento alimentar derivado do soro do leite, é amplamente utilizado por quem busca aumentar a ingestão de proteínas, especialmente entre praticantes de atividades físicas. Ele auxilia na recuperação muscular e no ganho de massa magra, sendo usado em diversos tipos de dieta.
O shake de whey protein costuma ser prescrito como pré-treino ou pós-treino e o mais comum é que seja consumido durante o dia. No entanto, o nutricionista Lucas Felisberto, que atua em Brasília, alerta que não há um horário universal para o consumo de whey protein.
“Muitas pessoas optam por consumi-lo logo após o treino para auxiliar na recuperação muscular, mas tomar o suplemento à noite também pode ser benéfico, já que “mantém o fornecimento de proteínas ao corpo durante o período de sono”, explica Felisberto.
Ele aproveita para desmentir o mito de que tomar shake proteico à noite leva ao aumento de peso. “Tomar whey protein à noite não causa ganho de peso, desde que o shake esteja dentro da sua necessidade calórica diária. Se o objetivo é o ganho de massa muscular, pode ser uma estratégia útil”, ensina.
O nutricionista Lucas Alves Deienno, da Clínica CliNutri, em São Paulo, complementa que não há nenhuma restrição de horário para o consumo do suplemento. “O whey pode ser tomado em qualquer horário, dependendo da rotina e das necessidades do paciente”, afirma.
Whey com água x com leite
A escolha entre tomar whey protein com água ou leite pode impactar tanto a absorção quanto o valor calórico do suplemento. Segundo Felisberto, tomar o whey com água resulta em uma absorção mais rápida e de menos calorias, sendo ideal para quem busca uma opção mais leve.
Já com leite, a absorção é mais lenta, devido à presença de gorduras e lactose. “Isso pode ser benéfico à noite, pois oferece um fluxo mais constante de aminoácidos durante o sono”, explica.
O nutricionista Lucas Alves Deienno acrescenta que, além da velocidade de absorção, a escolha também afeta a textura e a concentração de proteínas. “O leite contém carboidratos e gorduras, o que promove uma absorção mais lenta e maior saciedade”, afirma.
Quantidade recomendada e melhor forma de preparo
A quantidade diária de whey protein recomendada para pessoas ativas depende do peso e dos objetivos individuais. Segundo Deienno, a ingestão total de proteína pode variar de 1,6g a 2,2g por quilo de peso corporal, e o whey pode ajudar a atingir essa meta. “Geralmente, a quantidade fica em torno de 1-2 scoops diários, ou seja, entre 30 e 60 gramas”, afirma.
Já Felisberto ressalta que, embora seja possível consumir whey sem se exercitar para complementar a ingestão de proteínas, sem atividade física o shake pode levar ao armazenamento de calorias extras.
Sobre a forma de preparar o whey, Felisberto sugere misturá-lo com água, leite ou leite vegetal, mas lembra que a versatilidade do suplemento permite incluí-lo em receitas como panquecas e smoothies.
Saiba sobre as diferenças dos tipos de whey protein:
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!