Pode misturar creatina com café? Nutricionistas esclarecem
Não há estudos conclusivos sobre eficácia da mistura de creatina com café. A absorção do suplemento, entretanto, pode ser prejudicada
atualizado
Compartilhar notícia
A suplementação com creatina é bastante popular entre praticantes de atividades físicas, principalmente para melhorar o desempenho e aumentar o ganho de massa muscular. Algumas pessoas têm optado por misturá-la ao café para unir os benefícios do suplemento com o estímulo energético proporcionado pela bebida. Mas será que essa combinação é segura e eficaz?
A creatina é conhecida por aumentar a força, fornecendo a energia necessária para que os músculos trabalhem de forma mais eficiente durante os exercícios. Ela também acelera a recuperação no pós-treino, o que contribui para a reparação e crescimento muscular.
O nutricionista Bruno Della Vechia Fiacadori, da Clínica CliNutri, em São Paulo, aponta que existem alguns estudos recentes que sugerem benefícios da suplementação de creatina para a cognição em adultos e idosos.
Já a cafeína atua no sistema nervoso autônomo simpático. Entre seus efeitos, estão retardar a fadiga, aumentar o nível de concentração mental, diminuir a sensação de fome e promover a vasodilatação. Essas características fazem com que ela seja uma aliada na prática de atividades esportivas.
Segundo Bruno, a combinação de creatina e cafeína no desempenho físico, especialmente para quem treina com foco em força ou resistência, pode ser benéfica. “A creatina é mais indicada para força e a cafeína para resistência, mas ambas podem ser combinadas com foco nesses objetivos”.
Bruno acrescenta que a mistura dos suplementos pode diminuir a sensação de esforço e, como consequência, potencializar o treino, permitindo uma execução mais prolongada ou exigente dos exercícios.
O especialista ressalta que o uso da cafeína e da creatina em quantidades adequadas não causa sobrecarga no sistema nervoso ou cardiovascular. No entanto, ele alerta que o consumo excessivo de cafeína pode desencadear efeitos adversos, como:
- Crises de ansiedade;
- Taquicardia (batimentos cardíacos acelerados);
- Irritação gástrica;
- Distúrbios no sono, especialmente se consumida após as 18h.
Mas então, pode misturar creatina com café?
O nutricionista Bruno Della Vechia Fiacadori, explica que, apesar de a mistura creatina e cafeína ser possível e também segura, existe o risco de que a infusão prejudique a absorção do suplemento.
“Os trabalhos que apontam essa interferência não são conclusivos e, por isso, não é correto afirmar que a cafeína atrapalha a absorção da creatina”, esclarece. “No entanto, sendo a cafeína uma substância diurética, ela pode dificultar a absorção de creatina”, completa.
A nutricionista funcional Jana Caiado, que atende em Brasília, não recomenda misturar a creatina com bebidas quentes, entre elas o café. “Ao colocarmos a creatina em contato com bebidas quentes, modificamos sua estrutura”, explica.
A modificação faz com que a creatina se degrade em creatinina, substância que não traz os mesmos benefícios para o desempenho físico que a original. Segundo Jana, as temperaturas altas diminuem a biodisponibilidade da creatina para o organismo.
Para garantir que o suplemento seja aproveitado de forma mais eficiente, ela recomenda consumir a creatina com água ou bebidas frias, o que facilitando a absorção pelos músculos e outros órgãos que se beneficiam da substância.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!