metropoles.com

Pode misturar creatina com café? Nutricionistas esclarecem

Não há estudos conclusivos sobre eficácia da mistura de creatina com café. A absorção do suplemento, entretanto, pode ser prejudicada

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Imagem mostra do lado esquerdo um scoop com creatina derramado e do lado direito uma xícara de café, ambos em fundo rosa - Metrópoles
1 de 1 Imagem mostra do lado esquerdo um scoop com creatina derramado e do lado direito uma xícara de café, ambos em fundo rosa - Metrópoles - Foto: Getty Images

A suplementação com creatina é bastante popular entre praticantes de atividades físicas, principalmente para melhorar o desempenho e aumentar o ganho de massa muscular. Algumas pessoas têm optado por misturá-la ao café para unir os benefícios do suplemento com o estímulo energético proporcionado pela bebida. Mas será que essa combinação é segura e eficaz?

A creatina é conhecida por aumentar a força, fornecendo a energia necessária para que os músculos trabalhem de forma mais eficiente durante os exercícios. Ela também acelera a recuperação no pós-treino, o que contribui para a reparação e crescimento muscular.

O nutricionista Bruno Della Vechia Fiacadori, da Clínica CliNutri, em São Paulo, aponta que existem alguns estudos recentes que sugerem benefícios da suplementação de creatina para a cognição em adultos e idosos.

Já a cafeína atua no sistema nervoso autônomo simpático. Entre seus efeitos, estão retardar a fadiga, aumentar o nível de concentração mental, diminuir a sensação de fome e promover a vasodilatação. Essas características fazem com que ela seja uma aliada na prática de atividades esportivas.

Segundo Bruno, a combinação de creatina e cafeína no desempenho físico, especialmente para quem treina com foco em força ou resistência, pode ser benéfica. “A creatina é mais indicada para força e a cafeína para resistência, mas ambas podem ser combinadas com foco nesses objetivos”.

Bruno acrescenta que a mistura dos suplementos pode diminuir a sensação de esforço e, como consequência, potencializar o treino, permitindo uma execução mais prolongada ou exigente dos exercícios.

O especialista ressalta que o uso da cafeína e da creatina em quantidades adequadas não causa sobrecarga no sistema nervoso ou cardiovascular. No entanto, ele alerta que o consumo excessivo de cafeína pode desencadear efeitos adversos, como:

  • Crises de ansiedade;
  • Taquicardia (batimentos cardíacos acelerados);
  • Irritação gástrica;
  • Distúrbios no sono, especialmente se consumida após as 18h.
creatina em pó e comprimido em cima de uma bancada espalhada - Metrópoles
Creatina é conhecida pela melhoria que proporciona no desempenho de exercícios físicos

Mas então, pode misturar creatina com café?

O nutricionista Bruno Della Vechia Fiacadori, explica que, apesar de a mistura creatina e cafeína ser possível e também segura, existe o risco de que a infusão prejudique a absorção do suplemento.

“Os trabalhos que apontam essa interferência não são conclusivos e, por isso, não é correto afirmar que a cafeína atrapalha a absorção da creatina”, esclarece. “No entanto, sendo a cafeína uma substância diurética, ela pode dificultar a absorção de creatina”, completa.

A nutricionista funcional Jana Caiado, que atende em Brasília, não recomenda misturar a creatina com bebidas quentes, entre elas o café. “Ao colocarmos a creatina em contato com bebidas quentes, modificamos sua estrutura”, explica.

A modificação faz com que a creatina se degrade em creatinina, substância que não traz os mesmos benefícios para o desempenho físico que a original. Segundo Jana, as temperaturas altas diminuem a biodisponibilidade da creatina para o organismo.

Para garantir que o suplemento seja aproveitado de forma mais eficiente, ela recomenda consumir a creatina com água ou bebidas frias, o que facilitando a absorção pelos músculos e outros órgãos que se beneficiam da substância.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?