metropoles.com

Pode comer abacate todo dia? Veja impactos de incluir a fruta na dieta

Nutricionistas indicam que o consumo diário de abacate reduz o colesterol total e traz outros benefícios à saúde, mas é preciso moderação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Abacate aberto em cima da mesa
1 de 1 Abacate aberto em cima da mesa - Foto: Getty Images

O abacate é uma fruta abundante no Brasil e estamos no período mais intenso de sua safra — por isso, os preços andam mais convidativos no mercado. A fruta pode ser base para preparos de pratos doces ou salgados e pode trazer vários benefícios à saúde.

Entretanto, por ser uma fruta muito calórica, muita gente acha que o abacate deve ter sua ingestão controlada. Porém, a nutricionista Carol Brito, professora de nutrição da Faculdade Anhanguera de Anápolis (GO), afirma que a má-fama é um mito.

“Podemos sim consumir o abacate todos os dias. É uma fruta muito saudável. Mesmo agregando muitas calorias, elas são benéficas à saúde e promovem muita saciedade”, resume ela.

O ideal, porém, é não exagerar. A ingestão média de cerca de 100 g da fruta (metade de um abacate médio) é o recomendado para manter uma dieta equilibrada.

O abacate é rico em vitaminas A, B e K, e é fonte de minerais como potássio, manganês, ferro, cobre e zinco. A fruta também contém fibras, antioxidantes e gorduras monoinsaturadas, consideradas boas para o organismo.

Quem come abacate percebe uma melhora na saúde intestinal, maior sensação de saciedade e mais energia.

Quais benefícios de comer abacate todos os dias?

Equilíbrio do colesterol

Entre as frutas, o abacate é uma das mais ricas em ômega 3, substância que tem um efeito cardioprotetor e ajuda a controlar o colesterol. Em um estudo de 2022, uma dieta com 100 a 300 g diárias de abacate levou à redução do colesterol total e também do LDL, conhecido como colesterol ruim e que se acumula nas artérias mais facilmente, levando a doenças cardíacas.

A fruta também possui vitamina E, que atua como um regulador da pressão arterial.

Saúde muscular

As vitaminas do complexo B presentes no abacate são ingredientes essenciais para a síntese proteica. Este processo leva o corpo a produzir suas próprias proteínas para a recuperação e renovação dos músculos — por isso, é importante para pessoas interessadas em ganhar massa muscular.

Benefício gestacional

Para gestantes, as vitaminas do complexo B presentes no abacate também são importantes. O mesmo processo de síntese proteica também acontece nos fetos, mas, neste caso, são fundamentais para ações muito mais complexas, como formar tecidos e órgãos do bebê, por exemplo.

Saúde do organismo

Os minerais presentes na fruta, como o potássio, magnésio e ferro ajudam na manutenção da saúde dos ossos e do cérebro. O abacate também possui antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres do corpo, detendo o processo de envelhecimento celular.

Regularidade do intestino

Por ser rico em fibras e possuir uma boa quantidade de óleos essenciais, o abacate deixa o intestino mais solto e pode acelerar o processo de liberação das fezes.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?