Pizza, hambúrguer e fritas podem afetar produção de espermatozoides
Pesquisa científica mostra que jovens que seguem dieta junkie têm menos células reprodutivas por ml do que aqueles com alimentação regrada
atualizado
Compartilhar notícia
Homens de 18 a 20 anos com uma dieta à base de pizza, batata frita, refrigerante, hambúrguer e carne processada têm menor quantidade de espermatozoides em comparação a jovens da mesma idade com hábitos alimentares mais saudáveis, de acordo com pesquisa da Escola de Saúde Pública de Harvard. Até o momento, essa é a maior análise publicada sobre o assunto.
Os dados levaram em consideração exames físicos e respostas a questionários de quase 3 mil homens. Aqueles com uma dieta mais pobre apresentaram 25,6 milhões de espermatozoides a menos por mililitro do que os homens com alimentação mais regrada. Para se ter uma ideia, o parâmetro normal da Organização Mundial de Saúde (OMS) para essa faixa etária é de, no mínimo, 39 milhões de espermatozoides por mililitro.
A baixa contagem de espermatozoides é um dos principais problemas de infertilidade entre casais e pode estar associada, entre outras coisas, a desequilíbrios hormonais, problemas genéticos, infecções, consumo excessivo de álcool ou drogas e alguns medicamentos.
No caso dos homens que seguiam um cardápio saudável, rico em peixes, vegetais, frutas, cereais e grãos, além de laticínios, a contagem média foi de 42,8 milhões de espermatozoides a mais do que aqueles com dieta repleta de industrializados.
Os pesquisadores acreditam que essa diferença está diretamente ligada ao fato de as dietas nutricionalmente pobres afetarem os níveis de estresse no organismo. As conclusões foram apresentadas no encontro anual da Sociedade Europeia de Reprodução Humana e Embriologia (ESHERE, sigla em inglês). (Com informações do Daily Mail)