Cientistas recomendam 2 fatias de pizza por semana. Entenda
Trabalho sugere que a ingestão regular de duas fatias de pizza por semana está associada a menor risco de artrite reumatoide
atualizado
Compartilhar notícia
Apesar de o hábito de comer pizza ser muitas vezes identificado com exageros gastronômicos, uma pesquisa realizada por cientistas italianos constatou que a iguaria pode ajudar no tratamento da artrite reumatoide.
Divulgado pela revista Nutrients, em 4 de agosto, o trabalho sugere que a ingestão regular de duas fatias de pizza está associada a efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes, que beneficiam a sáude das articulações. Os cientistas acreditam que as vantagens são proporcionadas devido a dois ingredientes: queijo muçarela e azeite de oliva.
A artrite reumatoide é um problema de saúde caracterizado por inflamações crônicas nas articulações, como os cotovelos e os joelhos. Os sintomas são dor, inchaço e desconforto. A doença é causada por problemas no funcionamento do sistema imunológico.
Comer pizza faz bem?
A conclusão surgiu após os pesquisadores acompanharem 205 voluntários, com idades entre 18 e 65 anos. As pessoas que comiam até dois pedaços de pizza por semana tinham menor risco de apresentar sintomas da artrite reumatoide, quando comparadas às que consumiam menos de uma fatia.
Os cientistas destacaram, no entanto, que os benefícios encontrados no estudo se referem à receita tradicional italiana, que oferece uma composição nutricional equilibrada de carboidratos, proteínas e gorduras. De acordo com eles, as conclusões não valem para as pizzas congeladas, que são consumidas rotineiramente em outros países.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.