Confira 5 alimentos para evitar se deseja perder gordura na barriga
Nutróloga explica fatores que contribuem para o acúmulo de gordura na barriga e explica os alimentos que precisam eliminados da dieta
atualizado
Compartilhar notícia
Muita gente se incomoda com os efeitos estéticos da gordura acumulada na região da cintura, a famosa pochete ou barriga da cerveja. No entanto, os motivos para eliminá-la vão bem além disso e estão relacionados à sáude.
A gordura concentrada na região da barriga está associada a problemas cardiovasculares, como infarto e AVC, diabetes e até alguns tipos de câncer. Atualmente há uma linha de cientistas que defende a circunferência abdominal como um preditor de problemas de saúde mais importante até do que o IMC (índice de massa corporal).
A nutróloga Patrícia Santiago, especialista em reeducação alimentar, explica que a qualidade da alimentação é um dos principais fatores para o acúmulo de gordura no abdômen, mas não é o único. “Elevados níveis de estresse, sono desregulado, má postura e até fatores genéticos influenciam no acúmulo de gordura nessa região do corpo”, afirma.
Segundo Patrícia, as pessoas que precisam eliminar gordura devem fazer escolhas alimentares melhores. “Substituir, por exemplo, alimentos feitos com farinha fina por alimentos com farinhas integrais é uma forma de eliminar e evitar a gordura abdominal”, aponta.
Confira alimentos que devem ser evitados caso queira eliminar a gordura da barriga:
1. Pães e massas brancas
“A farinha branca é inimiga da perda de peso e contribui para a formação de gases e distensão abdominal. Substitua a farinha branca pelas integrais, que são ricas em fibras e melhoram a digestão”, orienta a nutróloga.
2. Bebidas alcoólicas
O álcool pode desequilibrar a flora intestinal, levando a um aumento da barriga. As bebidas sobrecarregam o fígado, o que reduz a capacidade do órgão processar gorduras dos demais alimentos.
3. Refrigerantes
“Os refrigerantes provocam distenção abdominal. E até mesmo os tipos diet ou zero não são indicados, pois possuem conservantes, corantes e aspartame”, afirma Patrícia.
4. Brócolis e couve-flor
Apesar de saudáveis, o brócolis e o couve-flor podem causar aumento da produção de gases devido a compostos sulfurados.Evite consumir mais de dois tipos desses vegetais na mesma refeição para evitar a distensão abdominal.
5. Laticínios
“Laticínios podem aumentar a produção de gases e causar flatulência, diarreia ou constipação em pessoas sensíveis ao glúten. Além disso, eles podem elevar a glicose e promover o armazenamento de gordura abdominal”, aponta a nutricionista.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!