metropoles.com

Pior que a TPM: conheça o transtorno disfórico pré-menstrual

Os sintomas são os mesmo da tensão pré-menstrual, mas com maior intensidade e desdobramentos emocionais de ansiedade e depressão. Condição atinge até 10% das mulheres

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
LaylaBird/Getty Images
Foto ilustrativa de TPM mostra jovem deitada em sofá em posição fetal
1 de 1 Foto ilustrativa de TPM mostra jovem deitada em sofá em posição fetal - Foto: LaylaBird/Getty Images

Sintomas como irritabilidade, aumento de apetite, retenção de líquidos, fadiga, dificuldade de concentração, seios doloridos e inchaço abdominal fazem parte da vida de 75% das mulheres, que sentem a chamada tensão pré-menstrual (TPM). A condição se apresenta de duas a uma semana antes do sangramento. Há, no entanto, um grupo mais restrito, que sofre os mesmos sintomas de forma mais intensa, com desdobramentos emocionais como ansiedade, depressão e sensação de falta de controle.

A forma mais severa da TPM foi denominada de transtorno disfórico pré-menstrual (TDPM) e pode atingir até 10% das mulheres. Como a TPM normal, o TDPM ocorre até duas semanas antes e melhora com o início do ciclo menstrual. Segundo a ginecologista Jordanna Diniz, do Centro de Medicina Fetal (Cemefe), a condição resulta na piora do desempenho social e profissional, o que afeta a qualidade de vida das pacientes.

Medidas preventivas, como alimentação equilibrada e prática regular de atividades físicas, ajudam a amenizar o TDPM, mas o tratamento pode envolver antidepressivos e/ou ansiolíticos, porque há alterações nos neurotransmissores. Por ser uma condição mais emocional, o acompanhamento multiprofissional é necessário. “A recomendação é associar uma terapia medicamentosa prescrita pelo médico com sessões de acompanhamento psicológico”, finaliza Jordana.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?