Pode pingar álcool em caso de dor de ouvido? Veja o que não fazer
As otites, conhecidas como dor de ouvido, podem se agravar sem o tratamento adequado. Confira possíveis causas e o que não fazer
atualizado
Compartilhar notícia
Sensação de pressão, chiado e dor de cabeça são sintomas geralmente relacionados à dor de ouvido. A condição causa incômodo intenso, levando o paciente a procurar formas de aliviar o desconforto, geralmente em casa e sem orientação médica. No entanto, algumas atitudes podem colocar a saúde em risco.
Causas para dor de ouvido
O primeiro passo para lidar com a dor de ouvido é encontrar a causa do problema. De acordo com a audiologista e especialista em saúde auditiva Ariane Gonçalves, diversos fatores podem levar ao desconforto, entre eles:
- Infecções: como otite externa (inflamação do canal auditivo externo) ou otite média (inflamação do ouvido médio);
- Acúmulo de cerume: obstrução do canal auditivo devido ao excesso de cera;
- Lesões: como perfuração do tímpano devido a trauma ou inserção incorreta de objetos no ouvido;
- Sinusite: infecções ou inflamações dos seios da face que podem causar dor referida no ouvido;
- Problemas dentários: como infecções dentárias que podem irradiar dor para a região do ouvido;
- Condições mais graves: como mastoidite (infecção do osso mastóide), neuralgia do trigêmeo ou outros distúrbios neurológicos.
O que não fazer em caso de dor de ouvido
O desconforto da dor de ouvido é tamanho que pode levar o paciente a tomar algumas atitudes impensadas, como pingar álcool no buraco auricular, por exemplo. No entanto, essa ação é contraindicada.
“O álcool pode irritar ainda mais o canal auditivo e o tímpano, piorando a dor. Além disso, não é eficaz no tratamento das causas comuns de dor de ouvido, como infecções”, adverte Ariane.
Confira o que não fazer:
- Não inserir objetos: evite usar cotonetes ou outros objetos para tentar limpar o ouvido, pois isso pode causar lesões;
- Não pingar substâncias: pingar álcool, óleo ou qualquer outra substância no ouvido não é recomendado sem orientação médica.
Leia sobre o que fazer em caso de dor e sintomas no site Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!