Pfizer inicia testes humanos de vacina contra gripe com RNA mensageiro
Tecnologia é a mesma usada na vacina contra a Covid-19 e promete agilizar o processo de atualização da fórmula para novas variantes
atualizado
Compartilhar notícia
Uma nova vacina contra a gripe utilizando a tecnologia de RNA mensageiro está entrando nos testes finais, anunciou a Pfizer, nesta quarta-feira (14/9). A última fase do estudo clínico será realizada nos Estados Unidos e envolverá 25 mil voluntários. A técnica de produção do novo imunizante é semelhante à usada nas vacinas contra a Covid-19, desenvolvida em parceria com a farmacêutica alemã BioNTech.
Segundo a Pfizer, a fórmula do RNA mensageiro permite que as cepas do vírus sejam rapidamente alteradas nas vacinas. A ideia é promover uma produção mais rápida para responder ao surgimento de novas variantes. Os imunizantes atuais, segundo a farmacêutica americana, utilizam vírus cultivados e depois mortos com processos químicos, o que atrasa o processo de fabricação.
O teste que começa agora será apenas a primeira parte dos estudos em humanos. O passo seguinte deve avaliar a eficácia e segurança da fórmula. Todos os dados são comparados e, em seguida, enviados para aprovação das agências reguladoras de saúde.
Dados de gripe no mundo e no Brasil
Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), um bilhão de pessoas têm problemas respiratórios relacionados à influenza — entre os indivíduos, acredita-se que de 290 mil a 650 mil morrem por conta do problema. No Brasil, o número de casos de gripe cresceu 168,9%, de janeiro a julho deste ano, segundo informações do Ministério da Saúde. Ao todo, foram mais de 7 mil novos casos só em 2022.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.