metropoles.com

Pfizer e Moderna pedem autorização para vacinas contra Covid-19 na Europa

Fórmulas devem ser as primeiras a obterem registros para serem aplicadas nos Estados Unidos e na Europa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Vacinas-ciencia
1 de 1 Vacinas-ciencia - Foto: Reprodução

As vacinas desenvolvidas pelas farmacêuticas Pfizer/BioNTech e Moderna devem ser as primeiras a obterem registros para serem aplicadas na população dos Estados Unidos e da Europa. Nesta terça-feira (1/12), as farmacêuticas pediram autorização de uso para suas fórmulas à Agência Europeia de Medicamentos, equivalente à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no Brasil.

A agência reguladora deve decidir sobre o pedidos da Pfizer até 29/12 e da Moderna, até 12/01. As duas farmacêuticas já tinham encaminhado pedidos de uso emergencial ao FDA (Food and Drug Administration) dos Estados Unidos. A solicitação da Moderna foi feita na segunda (30/11) e da Pfizer encaminhada dez dias antes.

Tanto o presidente Donald Trump (EUA) como o primeiro-ministro Boris Johnson (Inglaterra) já declararam que pretendem vacinar a população nos próximos dias, o que deve contribuir para a liberação das fórmulas, caso as empresas consigam comprovar que os imunizantes obtiveram segurança e eficácia nos ensaios clínicos da fase 3.

Em comunicados à imprensa feitos no mês passado, a Pfizer declarou que sua vacina obteve eficácia de 95%. A desenvolvedora da vacina Moderna afirmou que sua vacina conseguiu 94,5% de eficácia.

O governo brasileiro ainda não tem acordos de compra fechados com estes fabricantes. A aposta do Brasil, até aqui, é a vacina Oxford/AstraZeneca que, na fase final de ensaios clínicos, está passando por contratempos ao ter a validade de seus resultados sobre eficácia questionados. O problema ocorreu por conta da administração de doses erradas da vacina em um grupo de voluntários e exigirá que os ensaios sejam complementados.

No Brasil, a Pfizer já iniciou o processo de registro junto à Anvisa.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?