metropoles.com

Pfizer ainda não definiu quando pedirá uso emergencial da vacina no Brasil

Liberação da fórmula nos Estados Unidos facilita o caminho para que imunizante contra Covid-19 seja aprovado pela Anvisa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Liam McBurney – Pool / Getty Images
Reino Unido inicia vacinação em massa contra o coronavírus
1 de 1 Reino Unido inicia vacinação em massa contra o coronavírus - Foto: Liam McBurney – Pool / Getty Images

Apesar de toda a expectativa gerada pela aprovação do uso emergencial da vacina Pfizer/BioNTech nos Estados Unidos, o que facilitaria o caminho do imunizante até os brasileiros, a farmacêutica Pfizer ainda não definiu quando formalizará o pedido de uso emergencial de sua vacina contra a Covid-19 à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).A informação foi repassada ao Metrópoles neste sábado (12/12) pela farmacêutica.

Até aqui, no Brasil, a Pfizer deu início apenas ao processo convencional de registro da fórmula, cuja análise é mais demorada. Nesta modalidade de registro, a agência reguladora exige a conclusão da fase 3 dos ensaios clínicos. Para uso emergencial, bastam resultados parciais da fase 3 que sejam suficientes para comprovar a eficácia e a segurança do medicamento.

Tanto nos Estados Unidos, quanto no Reino Unido – onde a vacinação começou na última terça-feira (8/12) -, a vacina Pfizer/Biontech foi aprovada para uso emergencial, o que acelera os trâmites burocráticos, esse tipo de autorização é excepcional e pode ser cassada a qualquer momento.

No Brasil, a lei 13.979/2020, recentemente aprovada, prevê a possibilidade de liberação da vacina em até 72h após a solicitação de uso, desde que o imunizante já tenha sido aprovado pelas agências reguladoras dos Estados Unidos (FDA), União Europeia (EMA), Japão (PMDA) ou China (NMPA).

De acordo com a farmacêutica, a aprovação de uso emergencial pelo FDA permitiria que estes prazos legais fossem adotados aqui.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?