Pessoas que praticam exercícios físicos tendem a beber mais álcool
Pesquisa feita com informações de 40 mil norte-americanos mostrou que os de melhor condicionamento físico bebem mais que os sedentários
atualizado
Compartilhar notícia
Pessoas com mais aptidão física tendem a consumir maiores quantidades de álcool, indica uma pesquisa publicada na revista científica Medicine & Science in Sports & Exercise. O estudo examinou informações sobre quase 40 mil pacientes que foram atendidos numa clínica em Dallas, nos Estados Unidos, entre 1988 a 2019.
O objetivo do trabalho era descobrir se níveis cardiorrespiratórios mais elevados exercem alguma influência sobre o consumo e a dependência de álcool. Os resultados mostraram que mulheres nas categorias de condicionamento físico moderado e alto tinham 58% mais chances de beber mais álcool (mais de nove doses semanais), em comparação com mulheres que praticam menos atividade física.
Da mesma forma, os homens mais dedicados aos exercícios físicos tiveram uma alta de 42% no consumo de bebidas alcoólicas, quando comparados com o grupo de baixo condicionamento físico. Além disso, os pesquisadores anotaram que entre os homens que bebiam muito (mais de 15 doses semanais), níveis mais elevados de condicionamento físico estavam relacionados a taxas mais baixas de dependência alcoólica.
Especificamente, pacientes masculinos com alta aptidão física tinham 10% menos problemas relevantes com álcool, quando comparados com homens que praticavam poucos exercícios. Para alcançar os resultados, os pesquisadores usaram um teste ergométrico, que levava em consideração fatores como idade e Índice de Massa Corporal (IMC).