metropoles.com

Pessoas que não usam máscara têm tendências narcísicas, sugerem estudos

De acordo com duas pesquisas feitas na Polônia, cidadãos que mais descumprem as regras são mais vaidosos, egoístas e insensíveis

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
pandemia-ceilandia
1 de 1 pandemia-ceilandia - Foto: null

Dois estudos realizados na Polônia sugerem que as pessoas com mais dificuldade em cumprir as orientações do uso de máscara e do distanciamento social durante a pandemia da Covid-19 geralmente têm traços de personalidade psicopática e narcisista. Mais de 1 mil voluntários participaram das pesquisas, feitas na Universidade de Varsóvia e na Universidade SWPS de Ciências Sociais e Humanas em Poznan. Os resultados foram publicados na revista científica Personality and Individual Differences.

Os pesquisadores da SWPS fizeram 755 entrevistas entre os dias 15 e 29 de março, primeiro mês em que as medidas de distanciamento social e fechamento de fronteiras foram adotadas no país. Os voluntários responderam uma série de perguntas sobre a ameaça do coronavírus e a probabilidade de aderirem às regras para conter o aumento dos casos. Os que foram contra as medidas impostas pelo governo também se mostraram mais propensos a estocar itens essenciais, como papel higiênico.

Os resultados reforçam a teoria de que as pessoas que descumprem as regras se encaixam nas características da chamada “Dark Triad” – narcisismo, psicopatia e maquiavelismo – e, consequentemente, são mais vaidosas, egoístas, insensíveis e manipuladoras.

Os cientistas acreditam esse grupo não acredita na eficácia das medidas ou não se importa com os efeitos que as ações delas (no caso, o descumprimento das regras) possam ter sobre os outros.

“Os participantes com características mais acentuadas da “Dark Triad” pareciam estar preocupados com aspectos negativos da prevenção e não consideravam os benefícios dela”, concluiu Bartłomiej Nowak, economista e um dos pesquisadores do SWPS, no estudo.

Outras 263 pessoas foram ouvidas para a pesquisa da Universidade de Varsóvia, entre os dias 14 e 30 de abril. Os resultados se assemelham aos da SWPS: o cumprimento das diretrizes era baixo entre aqueles que apresentavam tendências narcísicas ou psicopáticas. Eles se posicionavam contra a maneira com a qual o governo impôs as regras, “contrariando o direito pessoal de escolha”. (Com informações do Daily Mail)

6 imagens
1 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
2 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
3 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
4 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
5 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
6 de 6

Yanka Romao/Metrópoles

 

 

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?