metropoles.com

Pessoas que já tiveram outros coronavírus podem ser imunes à Covid-19

Estudo publicado na Science nesta terça (4/8) mostra que, em laboratório, células de pessoas não infectadas reagiram ao vírus

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Yanka Romão/Arte Metrópoles
Ilustração coronavírus em fundo vermelho
1 de 1 Ilustração coronavírus em fundo vermelho - Foto: Yanka Romão/Arte Metrópoles

A maneira como o organismo humano se defende contra a invasão do novo coronavírus é um dos assuntos que ainda intrigam os cientistas. Um novo estudo publicado nesta terça (4/8) na revista Science pode ajudar a resolver essa questão.

De acordo com pesquisadores do Instituto La Jolla de Imunologia, nos Estados Unidos, em parceria com as universidades da Califórnia, da Carolina do Norte e de Murdoch, na Austrália, pessoas que já tiveram infecção por outros coronavírus podem estar protegidas contra o Sars-CoV-2. Os outros vírus conhecidos são responsáveis, normalmente, por gripes leves.

Os pesquisadores estudaram amostras de pessoas que não tiveram Covid-19 dos Estados Unidos, Holanda, Reino Unido, Alemanha e Singapura. Entre 20% e 50% dos participantes (amostras de cada país foram analisadas separadamente, o que explica o intervalo) tiveram reação significante das células T quando expostos aos peptídeos correspondentes à sequência genética do Sars-CoV-2. Os testes foram feitos em laboratório.

A teoria dos cientistas é que o corpo tem uma memória da resposta imunológica contra outros coronavírus com genes semelhantes aos do responsável pela Covid-19. Essa tese explicaria por que algumas pessoas infectadas desenvolvem sintomas muito leves, enquanto outras podem morrer em decorrência da doença, e afetaria o que se sabe sobre imunização de rebanho e a eficácia das vacinas contra a Covid-19.

Os responsáveis pela pesquisa escrevem que essa hipótese ainda precisa ser testada em exames experimentais para ser comprovada.

6 imagens
1 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
2 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
3 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
4 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
5 de 6

Yanka Romao/Metrópoles
6 de 6

Yanka Romao/Metrópoles

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?