Pessoas com doenças cardíacas podem fazer exercícios? Médico responde
Especialista explica a importância da atividade física na vida de pessoas com doenças cardíacas. Exercícios colaboram para saúde e bem estar
atualizado
Compartilhar notícia
O sedentarismo é uma das principais causas de doenças crônicas não transmissíveis, responsáveis por 71% de todas as mortes no mundo.
Os dados são da Organização Mundial da Saúde e revelam a importância da prática regular de atividades físicas para a prevenção de doenças cardíacas e problemas como diabetes, obesidade e pressão alta.
De acordo com o cardiologista Rizzieri Gomes, pessoas com doenças cardíacas não só podem como devem praticar atividade física regularmente. Os exercícios físicos contribuem para o condicionamento cardiovascular, que é a capacidade do coração de bombear sangue e conduzir o oxigênio para todo o corpo.
“Com a supervisão de um médico, a atividade física pode ajudar a melhorar a autoestima e a qualidade de vida das pessoas, além de reduzir a pressão arterial, controlar o peso e regular a coagulação sanguínea”, afirma o médico.
Segundo o especialista, a atividade física constante melhora o condicionamento muscular e cardiorrespiratório, ajudando a evitar a perda de massa magra e a manter a saúde óssea. Além disso, reduz o risco de fraturas, de hipertensão, doença cardíaca coronária, diabetes, câncer de cólon e de mama, depressão e ansiedade.
Veja 5 alimentos que abaixam a pressão cardíaca:
Leia mais sobre o assunto no portal Alto Astral, parceiro do Metrópoles.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.