metropoles.com

Pesquisadores testam eficácia de remédio para azia contra coronavírus

A ideia do estudo, que está em fase inicial, partiu da revisão de mais de 6 mil casos de pacientes que sobreviveram à doença em Wuhan

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Tharakorn/iStock
azia
1 de 1 azia - Foto: Tharakorn/iStock

O hospital Northwell Health, de Nova York, nos Estados Unidos, está testando um remédio inusitado contra a Covid-19: um antiácido usado para azia estomacal que tem famotidina em sua fórmula.

O estudo está sendo feito com 187 pacientes em estado crítico – os pesquisadores pretendem testar 1.117 pessoas. A ideia é usar uma superdose da famotidina. “Se funcionar, saberemos em algumas semanas”, diz o médico Kevin Tracey, responsável pela pesquisa, à revista Science.

Tudo começou com o médico americano Michael Callahan, que estava na China estudando gripe aviária quando a epidemia do coronavírus começou. Ele foi para Wuhan e percebeu que a maioria dos pacientes com mais de 80 anos que sobreviveram à doença era pobre.

Ao revisar os arquivos de 6.212 pacientes de Covid-19, ele e um grupo de pesquisadores perceberam que muitos dos sobreviventes sofriam de azia crônica e tomavam a famotidina com frequência no lugar do omeprazol, que é mais comum no ocidente e mais caro. As pessoas hospitalizadas que tinham esse problema de saúde e consumiam o medicamento tinham uma média de mortalidade de 14%, em comparação com a estatística de 27% para a faixa etária.

As estatísticas eram cruas e o resultado não “significante”, mas Callahan entrou em contato com alguns colegas para compartilhar suas teorias. Robert Malone, chefe de um laboratório na Flórida, estava estudando uma enzima viral que ajudava o micro-organismo a se replicar. Em um modelo de computador, a famotidina interagia com a enzima de uma maneira promissora.

Depois de algumas pessoas relatarem bons resultados com o remédio, o Northwell decidiu começar a pesquisa, que deve apresentar resultados nas próximas semanas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?