metropoles.com

Pesquisadores descobrem que fezes podem transmitir coronavírus

Estudo feito em Wuhan descobriu que 10% dos pacientes internados teve diarreia antes de começar a apresentar sintomas respiratórios

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
NIAID/RML
imagem de um coronavírus, colorida
1 de 1 imagem de um coronavírus, colorida - Foto: NIAID/RML

A cada dia, mais informações a respeito da infecção por coronavírus são publicadas em revistas internacionais. Segundo cientistas chineses que estudaram pacientes internados com a doença no hospital de Wuhan, é possível que as fezes sejam uma forma secundária de transmissão do vírus.

Os pesquisadores descobriram que 10% dos pacientes internados tiveram diarreia antes de começar a apresentar febre e sintomas respiratórios, sinais já conhecidos do coronavírus. A primeira pessoa diagnosticada com a doença nos Estados Unidos também declarou ter tido diarreia e o vírus foi encontrado em suas fezes.

“É importante destacar que o 2019-nCoV foi reportado em fezes de pacientes com sintomas abdominais atípicos, similares aos da Sars (Síndrome Respiratória Aguda Grave), que também apareceu na urina, o que sugere uma via de contágio fecal altamente transmissível”, declarou William Keevil, professor de saúde ambiental da Universidade de Southampton, em um comentário no Science Media Center, do Reino Unido.

A Sars, um vírus da mesma família que o coronavírus, infectou várias pessoas pela evaporação de fezes transportada pelo vento.

De acordo com especialistas, a informação de que as fezes podem transmitir a doença pode tornar a contenção do coronavírus um pouco mais complicada, mesmo que o tratamento esteja acontecendo dentro de hospitais. A recomendação, enquanto o estudo não é aprofundado, segue a mesma: lavar as mãos com frequência e evitar levá-las à boca, olhos ou nariz quando não estiverem higienizadas. (Com informações da Istoé)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?