metropoles.com

Pesquisadores comprovam 1º caso de reinfecção pelo coronavírus

O achado é preocupante pois sugere que a imunidade contra o novo vírus pode durar poucos meses em algumas das pessoas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
GettyImages
coronavírus ilustração
1 de 1 coronavírus ilustração - Foto: GettyImages

Pesquisadores de Hong Kong confirmaram o primeiro caso de reinfecção pelo coronavírus. A descoberta é preocupante pois sugere que a imunidade contra o novo vírus pode durar uns poucos meses em parte das pessoas.

De acordo com as informações dos cientistas da Universidade de Hong Kong, o paciente tem 33 anos e sentiu apenas sintomas leves durante a primeira infecção. Quatro meses e meio depois de recuperado, após ele retornar de uma viagem à Espanha, veio o segundo diagnóstico.

Ao fazer o sequenciamento genético do vírus, os pesquisadores perceberam que ele batia com o que estava circulando na Europa nos meses de julho e agosto e era uma versão bastante diferente do coronavírus diagnosticado no homem na primeira vez. A descoberta levou os estudiosos a comprovarem a reinfecção, o que até aqui era apenas uma hipótese depois de várias pessoas terem relatado sintomas meses após estarem recuperadas.

“Nossos resultados provam que sua segunda infecção é causada por um novo vírus que ele adquiriu recentemente, em vez de uma disseminação viral prolongada“, disse o dr. Kelvin Kai-Wang To, microbiologista clínico da Universidade de Hong Kong.

Considerando que são milhões de casos em todo o mundo, não é inesperado que algumas pessoas, ou mesmo algumas dezenas de indivíduos, possam ser reinfectadas com o vírus depois de apenas alguns meses, afirmaram os especialistas.

O novo achado tem consequências importantes tanto para o processo de desenvolvimento de vacinas como para as estratégias de prevenção dos países. (Com informações do The New York Times)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?