Pesquisador afirma: mulheres solteiras e sem filhos são mais felizes
Paul Dolan, professor de Ciências Comportamentais, desconstrói o estereótipo de que o casamento deve ser o ideal de vida para elas
atualizado
Compartilhar notícia
De acordo com Paul Dolan, professor de Ciências Comportamentais da London School of Economics and Political Science (LSE) na Inglaterra, as mulheres são mais felizes quando estão solteiras e sem filhos. Autor do livro Felizes Para Sempre, em tradução livre, Dolan cita um estudo realizado nos Estados Unidos, a Pesquisa de Tempo de Uso Americano (ATUS), que comparou níveis de felicidade e tristeza em pessoas solteiras, casadas, divorciadas, separadas e viúvas.
Segundo a pesquisa, os níveis de felicidade entre pessoas casadas eram maiores do que os das solteiras apenas quando o cônjuge estava no mesmo cômodo, acompanhando o momento em que o questionário era respondido.
O professor diz que os homens levam a melhor quando casados: teoricamente, eles se acalmam. “Eles se arriscam menos, ganham mais dinheiro no trabalho e vivem um pouco mais. Elas, em contrapartida, precisam aguentar muita coisa e ainda morrem mais cedo do que se tivessem permanecido solteiras”, afirma. “A população mais feliz e saudável corresponde às mulheres que nunca casaram ou tiveram filhos”.
O objetivo de Dolan é discutir os estigmas que cercam as mulheres que nunca se casaram. Com a pressão da sociedade por um padrão, muitas acabam se sentindo infelizes por não terem atingido o “objetivo de vida”.