metropoles.com

Pesquisa usa veneno de sapo para tratar depressão, ansiedade e estresse

Substância psicodélica de glândulas do sapo-do-rio-colorado pode diminuir depressão, ansiedade e estresse por quatro semanas, segundo estudo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
MCAMCAMCA/FLICKR
sapo-do-rio-colorado (Bufo alvarius ou Incilius alvarius) sapo
1 de 1 sapo-do-rio-colorado (Bufo alvarius ou Incilius alvarius) sapo - Foto: MCAMCAMCA/FLICKR

Uma substância psicodélica encontrada na secreção das glândulas do sapo-do-rio-colorado (Bufo alvarius ou Incilius alvarius) pode ser uma nova forma de diminuir sintomas depressivos, de ansiedade e o estresse por até quatro semanas, de acordo com um estudo feito pela startup Beckley PsyTech. A empresa britânica utilizou vapores secos da saliva do sapo para extrair a substância 5-metoxi-DMT (5-MeO-DMT), conhecida por causar potentes alterações na percepção da realidade.

O estudo foi feito com 42 participantes, que inalaram o vapor psicodélico. Os pesquisadores avaliaram os efeitos de curto e longo prazo da experiência, realizando análises 24h após a vaporização e quatro semanas depois do experimento. Os resultados mostraram que as avaliações de satisfação com a vida e pensamento convergente aumentaram significativamente logo após a primeira ingestão. A sensação se manteve um mês após a inalação.

Os voluntários também declararam que sentiram aumento na atenção plena (mindfulness). Os sintomas de depressão, ansiedade e estresse diminuíram após a primeira sessão e mantiveram-se abaixo do comum após as quatro semanas de teste. Os participantes também “experimentaram altos níveis de dissolução do ego ou imensidão oceânica” durante a sessão e “exibiram classificações mais altas de satisfação com a vida e classificações mais baixas de depressão e estresse”, de acordo com o trabalho.

A empresa do Reino Unido havia angariado £ 3 milhões (R$ 22 milhões), em junho de 2020, para tocar a pesquisa. Em uma segunda rodada com investidores, o trabalho recebeu outros £ 14 milhões (R$ 101 milhões) para realizar novos testes clínicos com a substância, ilegal em muitos países.

De acordo com os pesquisadores, a alteração da consciência causada pela 5-MeO-DMT dura cerca de uma hora, contra 6 a 8 horas de outros ativos psicodélicos. O período reduzido dos efeitos facilitaria o desenvolvimento de novos estudos, uma vez que exigiria menos tempo de acompanhamento por parte dos terapeutas — fato que também diminuiria os cursos das pesquisas.

A empresa não revela quando nem como serão feitos os testes clínicos das fases 1 e 2, que envolvem estudos sobre a segurança, dosagem e evidência inicial de eficácia da substância, por motivos de sigilo comercial. Os ensaios serão feitos no Reino Unido por parceiros acadêmicos e empresariais.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?