metropoles.com

Pesquisa sugere que carecas são mais vulneráveis à infecção do coronavírus

Estudo de universidade norte-americana aponta que homens calvos têm 40% mais chances de apresentar sintomas clínicos da Covid-19

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
Imagem de homem careca olhando para cima - Metrópoles
1 de 1 Imagem de homem careca olhando para cima - Metrópoles - Foto: iStock

Uma pesquisa da Universidade de West Virginia, nos Estados Unidos, reforça a associação entre a calvície e a possibilidade de apresentar quadros mais graves da Covid-19. Publicado no Jornal da Academia Americana de Dermatologia, na terça-feira (21/7), o trabalho – ainda sem revisão dos pares – sugere que homens carecas têm 40% mais chances de apresentar sintomas clínicos da infecção provocada pelo novo coronavírus.

Os pesquisadores analisaram dados de aproximadamente 2 mil homens britânicos com informações sobre estágio da calvície, idade, índice de massa corporal (IMC) e presença de comorbidades, como hipertensão e diabetes. Desses, 1.605 eram pacientes com resultado negativo para a infecção provocada pelo Sars-CoV-2 e 336 tinham resultado positivo.

Nos formulários, disponíveis no banco de dados Biobank, do Reino Unido, os voluntários descreveram a quantidade de cabelo que possuíam, sendo o padrão 1 referente a “sem perda de cabelo”; 2 como “leve perda de cabelo”; 3, “perda moderada de cabelo”; e 4 como “perda severa de cabelo”.

“A positividade da Covid-19 apresentou uma tendência maior com o aumento da calvície. Dos 394 pacientes que relataram o padrão 4, 20,05% apresentaram resultado positivo”, escreveram os autores do estudo.

Além deles, 15% dos 592 homens que relataram o padrão 1 estavam infectados pela Covid-19; assim como 16,83% dos 404 que integravam o padrão 2, e 18,15% dos 551 voluntários presentes no padrão 3. “Embora o mecanismo exato permaneça desconhecido, a alopecia androgênica grave parece estar associada à hospitalização por Covid-19”, dizem os autores.

O estudo não levou em consideração fatores como etnia, situação socioeconômica ou o trabalho que os homens realizam e tem como limitação a presença de dados autorelatados.

Outra pesquisa, realizada em Madri, detectou a prevalência de 79% de carecas entre 122 pacientes internados com a Covid-19 – o percentual representa quase oo dobro da prevalência da característica na população geral.

12 imagens
1 de 12

Moises Dias/Metrópoles
2 de 12

Moises Dias/Metrópoles
3 de 12

Moises Dias/Metrópoles
4 de 12

Moises Dias/Metrópoles
5 de 12

Moises Dias/Metrópoles
6 de 12

Moises Dias/Metrópoles
7 de 12

Moises Dias/Metrópoles
8 de 12

Moises Dias/Metrópoles
9 de 12

Moises Dias/Metrópoles
10 de 12

Moises Dias/Metrópoles
11 de 12

Moises Dias/Metrópoles
12 de 12

Moises Dias/Metrópoles

 

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?