Pesquisa revela que obesidade pode levar à cegueira
Mesmo após mudar a dieta e perder peso, há mais chances de desenvolver doenças causadoras de cegueira definitiva
atualizado
Compartilhar notícia
Além de todos os malefícios que a obesidade pode acarretar à saúde, os cientistas agora descobriram que o sobrepeso também afeta os olhos. De acordo com uma pesquisa publicada recentemente na revista Science, a dieta rica em gordura desregula o sistema imunológico e pode causar cegueira.
Mesmo após mudança na alimentação e perda de peso, é maior a chance de desenvolver degeneração macular relacionada à idade (DMRI), uma das maiores causas globais de cegueira definitiva. A doença afeta a porção central da retina, responsável pela visão de detalhes, e atinge 196 milhões de pessoas no mundo. As pessoas acometidas pela obesidade são as que sofrem mais riscos.
O oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier de Campinas, em São Paulo, explica que a DMRI é uma doença neuro inflamatória e pode ser de dois tipos:
- Seca: caracterizada pela formação na retina de drusas ou depósitos de gordura que levam à morte das células; ou
- Úmida: caracterizada pela formação de neovasos na retina que podem vazar um líquido ou sangue, tornando a visão nebulosa.
“Outros fatores de risco relacionados ao desenvolvimento da degeneração macular são o hábito de fumar, exposição dos olhos ao sol sem proteção e hipertensão arterial”, pontua o médico.
Confira a reportagem completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.