metropoles.com

Pesquisa mostra que Ômicron escapa de forma parcial da vacina da Covid

Estudo em pré-print afirma que, em laboratório, nova variante Ômicron não dribla completamente a eficácia das vacinas contra o coronavírus

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Breno Esaki/Agência Saúde DF
frasco de vacina com agulha
1 de 1 frasco de vacina com agulha - Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF

Uma pesquisa publicada em pré-print nesta terça-feira (7/12) mostra que a variante Ômicron tem escape apenas parcial da imunidade induzida pelas duas doses da vacina da Pfizer contra a Covid-19. Os números são preliminares, mas mostram uma redução de 20% a 40% na eficácia do imunizante. O levantamento foi realizado por cientistas do Instituto de Pesquisa em Saúde da África e da Universidade de KwaZuli-Natal, ambos na África do Sul.

Em pacientes que foram infectados com o coronavírus anteriormente, se recuperaram e tomaram as duas doses da vacina, o escape foi ainda menor, sugerindo que um booster do imunizante pode melhorar a proteção.

A pesquisa só leva em consideração os anticorpos, mas ainda há outros mecanismos de proteção que continuam funcionando contra o vírus. No Twitter, a cientista e coordenadora da Rede Análise Covid-19, Mellanie Fontes-Dutra, alerta que, por isso, os dados não podem ser considerados “uma medida de eficácia ou efetividade, e sim, de escape sobre anticorpos neutralizantes”.

“Os nossos resultados mostram que a Ômicron tem um escape extensivo. Porém, ele é incompleto em participantes que já tiveram a infecção. Doença prévia, seguida de vacinação ou booster provavelmente aumenta os níveis de neutralização e deve conferir proteção contra doença grave causada pela Ômicron“, escrevem os pesquisadores no documento.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?